Portal dos Dragões
·3 February 2025
Portal dos Dragões
·3 February 2025
O FC Porto e o Manchester City chegaram a um entendimento para a transferência de Nico González, avaliada em 60 milhões de euros.
O jogador espanhol irá firmar um contrato de cinco anos e meio. Já se afastou, de resto, do estágio do FC Porto para o encontro com o Rio Ave e encontra-se a realizar exames médicos na cidade do Porto.
O clube inglês, de facto, irá pagar o montante da cláusula de rescisão do atleta, no entanto, através de negociações, conseguiu evitar o pagamento do montante total de uma só vez, como ocorreria se a cláusula de rescisão fosse exercida. Não existem também cláusulas de desempenho associadas a esta transferência, o que significa que o montante acordado se fixa em 60 milhões de euros.
Assim, o pagamento será feito em várias tranches, um procedimento comum no mundo do futebol.
Outro ponto relevante neste negócio, no entanto, é que o FC Porto sempre teve a intenção de adquirir mais 20 por cento da mais-valia a que o Barcelona tinha direito nesta transferência, com o intuito de reduzir o montante a ser pago ao clube catalão.
Importa recordar que o Barcelona tinha direito a 40 por cento de uma mais-valia futura na venda de Nico González, e no acordo com o FC Porto, a SAD portista tem a possibilidade de adquirir 20 por cento dessa mais-valia por seis milhões de euros.
Assim, o Barcelona terá direito a apenas 20 por cento dessa mais-valia, o que equivale a cerca de dez milhões de euros. O FC Porto, por sua vez, beneficia com este movimento de mercado, recebendo mais quatro milhões de euros.
Note-se que o FC Porto está a considerar a possibilidade de substituir Nico González com Pablo Torre, um médio ofensivo do Barcelona, o que abre espaço para negociações em torno da referida cláusula.