Leonino
·29 March 2025
Para rir! Benfica já é a equipa mais favorecida e Sporting fica a ver

Leonino
·29 March 2025
Na partida frente ao Gil Vicente, disputada esta última sexta-feira, 28 de março, em Barcelos, e referente à 24.ª jornada do campeonato nacional, que estava em atraso, Ángel Di María sofreu a infração que originou o 12.º penálti favorável ao Benfica na presente edição da Liga, ultrapassando assim o Sporting, que contabiliza 11.
Curiosamente, este cenário tem sido mais recorrente nas últimas jornadas, uma vez que, nas primeiras 10 rondas, os encarnados dispuseram de uma única grande penalidade, registada diante do Moreirense, na altura orientado por César Peixoto, que agora comanda o último adversário que o Benfica defrontou.
Por contraste, nas últimas quatro jornadas, o conjunto treinado por Bruno Lage beneficiou de cinco penáltis, diante do Boavista (3-0), do Rio Ave (3-2) e do Gil Vicente (3-0), para além de dois frente ao Nacional (3-0). Ainda assim, no que diz respeito à eficácia, é o Sporting que leva a melhor.
Um dos cinco jogadores chamados a converter o castigo máximo pelo Benfica falhou, tendo sido Arthur Cabral, no triunfo por 3-2 frente ao Estrela da Amadora, em jogo disputado na Reboleira. Já os comandados de Rui Borges contam com 100% de aproveitamento na marca dos 11 metros.
Comparativamente às restantes formações do campeonato, o Benfica tem mais penáltis a seu favor do que a soma dos cinco clubes com menor número de castigos máximos a favor. Estrela da Amadora, Farense, Gil Vicente, Rio Ave e Casa Pia, juntos, totalizam apenas 10 grandes penalidades conquistadas ao longo da atual competição.