Portal dos Dragões
·16 February 2025
Paulo Futre chora morte de Pinto da Costa: “Meu querido presidente, meu pai desportivo, ainda estou sem palavras”

Portal dos Dragões
·16 February 2025
O ex-internacional português Paulo Futre, que conquistou a Liga dos Campeões pelo FC Porto em 1987, expressou a sua tristeza pela morte do antigo presidente do clube, que faleceu aos 87 anos, afirmando que está “sem palavras”.
“Meu querido presidente, meu pai desportivo, ainda estou sem palavras”, partilhou o antigo extremo nas suas redes sociais, Instagram e ‘X’ (anteriormente conhecido como Twitter).
Com 58 anos, Futre, que se destacou em todos os três grandes do futebol português, iniciou a sua carreira no Sporting, mas foi no FC Porto, que se juntou em 1984, que se destacou mais.
Durante a sua passagem pelo clube, até à sua saída em 1987, Futre participou em 117 jogos e marcou 33 golos, contribuindo para a histórica conquista europeia e para a vitória em dois campeonatos e duas Supertaças.
As suas ligações a Pinto da Costa, que apoiou nas eleições de 2024, e a André Villas-Boas, a quem perdeu a presidência, são bem conhecidas, assim como a famosa história do Porsche amarelo que recebeu do presidente do Atlético de Madrid, Gil y Gil.
Ambos os portugueses colaboraram em 1987, quando Futre parecia a caminho do Inter de Milão, mas decidiram que as ofertas do dirigente ‘colchonero’ eram excessivas, tendo Gil y Gil, que se tornou presidente, oferecido o carro ao extremo.
Pinto da Costa, que o contratou para evitar o seu empréstimo ao Sporting, foi fundamental para a sua ascensão como estrela, e Futre recordou ao longo dos anos os “sermões” do presidente.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto e o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, faleceu hoje aos 87 anos, em consequência de cancro.
O ex-presidente foi diagnosticado com cancro da próstata em setembro de 2021, e a sua saúde deteriorou-se nas últimas semanas, menos de um ano após a sua derrota nas eleições para a presidência do clube, para André Villas-Boas.
Com o seu primeiro mandato a começar a 23 de abril de 1982, Pinto da Costa exerceu funções durante 42 anos, conquistando 2.591 títulos em 21 modalidades, dos quais 69 no futebol sénior masculino, incluindo sete a nível internacional.
Live