OneFootball
·31 December 2024
OneFootball
·31 December 2024
A Supercopa Italiana está prestes a começar, nesta quinta-feira (2), com a Inter de Milão, campeã da Serie A, competindo com os rivais Milan, Juventus e Atalanta pelo troféu.
O torneio deste ano será realizado em Riade, na Arábia Saudita, no novo estádio de última geração, a Kingdom Arena.
Confira a seguir quatro razões pelas quais você não deve perder a Supercopa Italiana 2024/25!
📸 Marco Luzzani - 2024 Getty Images
Com 20 títulos do Scudetto, a Inter chega à Supercopa Italiana como grande favorita, tendo vencido as últimas três edições consecutivas da competição. Os Nerazzurri são os atuais detentores do título da Serie A e estão novamente se esforçando para conquistar mais troféus.
A Inter tem a capacidade de proporcionar um grande espetáculo, com várias armas no ataque. O francês Marcus Thuram lidera o poderio ofensivo nesta temporada, apoiado pelo craque argentino Lautaro Martínez.
No meio-campo, os Nerazzurri contam ainda com o talento espetacular de Hakan Çalhanoğlu, especialista em faltas, assim como o astro italiano Nicolò Barella, tornando a Inter uma equipe muito divertida de assistir.
A prova desse talento ofensivo veio na goleada de 6 x 0 sobre a Lazio, que estava em boa fase, no Estádio Olímpico de Roma, em meados de dezembro, com todos os gols marcados entre o 41º e o 90º minuto de jogo.
Os Nerazzurri já tinham marcado 40 gols até aquele ponto da temporada, e apenas uma vez haviam superado essa marc, após 16 jogos da liga (2020/21 – 41 gols) nos últimos 70 anos.
Se isso não fosse suficiente para fazer da Inter a equipe a ser batida nesta competição, o técnico Simone Inzaghi venceu a Supercopa Italiana mais vezes do que qualquer outro treinador, já que o troféu da temporada passada foi o seu quinto, à frente de Marcello Lippi e Fabio Capello (quatro cada).
📸 Richard Heathcote - 2024 Getty Images
Desde que assumiu a Atalanta em 2016, Gian Piero Gasperini revolucionou o clube, priorizando a juventude e revitalizando jogadores que foram mal em outros clubes.
Seu enfoque "nós contra o mundo" fez com que o tradicional clube terminasse em terceiro lugar na liga em três ocasiões distintas, além de alcançar três finais da Copa da Itália, apesar de ter perdido todas.
No entanto, em 2024, a visão única da Atalanta sobre o jogo deu frutos quando venceram o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso para levantar o troféu da Europa League – finalmente, uma recompensa justa pelos esforços de Gasperini.
Agora que a maldição foi quebrada, é fácil ver por que a equipe apelidada de La Dea pode conquistar mais canecos.
Após o hat-trick na final da Europa League, Ademola Lookman segue como o principal homem da Atalanta.
“Foi uma noite histórica, não apenas para mim, mas também para o clube e para a cidade”, disse o atacante nigeriano a repórteres após a vitória. “Você sonha com coisas assim, alcançando essas coisas especiais.”
Em dezembro, o jogador de 27 anos foi premiado como o Jogador Africano do Ano em reconhecimento ao seu desempenho brilhante na temporada.
Poderia ele adicionar mais uma medalha à sua coleção na Arábia Saudita?
📸 Marco Luzzani - 2024 Getty Images
Este ano marca 125 anos desde que o AC Milan foi fundado como Milan Foot-Ball and Cricket Club pelo expatriado inglês Herbert Kilpin em 1899.
Essa história fez com que os Rossoneri se tornassem um dos clubes mais famosos do futebol mundial, tendo conquistado 19 títulos da Serie A e nada menos que sete troféus da Liga dos Campeões.
A comemoração do 125º aniversário ocorreu em dezembro, com lendas do clube como Marco van Basten, Filippo Inzaghi e Andriy Shevchenko se juntando ao vice-presidente honorário, Franco Baresi, como os primeiros integrantes do Hall da Fama do clube.
Uma história tão rica significa que títulos fazem parte do DNA do clube, e o Milan estará em busca de adicionar ao seu último Scudetto conquistado sob o comando do atual treinador do Al-Nasser, Stefano Pioli, na temporada 2021/22.
Fique de olho no astro americano Christian Pulisic como o homem-chave do Milan. Desde o início da campanha 2023/24, o jogador de 26 anos esteve envolvido em 31 gols em todas as competições, com 19 gols e 12 assistências.
Os sete troféus da Liga dos Campeões do Milan são igualados pelo número de vitórias na Supercopa Italiana, tendo levantado o caneco em 1988, 1992, 1993, 1994, 2004, 2011 e 2016.
📸 Valerio Pennicino - 2024 Getty Images
A Juventus desfrutou de uma corrida de sucesso sem precedentes entre 2011 e 2020, vencendo um recorde de nove títulos consecutivos da Serie A.
Esse mesmo período também viu os Bianconeri vencerem cinco troféus da Supercopa Italiana, mas – assim como na liga – o clube não teve sucesso desde então.
Parte da fórmula vencedora do clube se deveu a uma defesa quase impenetrável composta por Gianluigi Buffon, Giorgio Chiellini, Leonardo Bonucci e Andrea Barzagli, mas esses icônicos jogadores chegaram ao fim de suas carreiras em um período semelhante, deixando a Juve com uma enorme reconstrução pela frente.
Embora não se possa dizer que a reconstrução esteja completa, há sinais promissores sob o comando do novo técnico, o brasileiro Thiago Motta.
“Vencer não é importante, é a única coisa que conta”, diz o lema do clube, e a Supercopa Italiana será a primeira oportunidade do novo chefe de adicionar mais um troféu à galeria da Velha Senhora.
Uma vitória na Arábia Saudita ajudaria a tranquilizar a diretoria e os torcedores do clube de que Motta realmente é o homem certo para o trabalho.
Fique de olho em Kenan Yıldız, uma estrela em ascensão de 19 anos que recebeu a lendária camisa número 10 que foi usada por nomes como Alessandro Del Piero, Paulo Dybala, Carlos Tevez e Michel Platini.
📸 GIUSEPPE CACACE
Live