Renato Maurício Prado acusa fake news de Landim com estádio do Flamengo | OneFootball

Renato Maurício Prado acusa fake news de Landim com estádio do Flamengo | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·25 February 2025

Renato Maurício Prado acusa fake news de Landim com estádio do Flamengo

Article image:Renato Maurício Prado acusa fake news de Landim com estádio do Flamengo

Uma das pautas do Flamengo internamente é a construção do estádio do clube. Situação que já teve até projeto apresentado, com imagens e orçamento, foi avaliado como "fake news" por parte da gestão de Rodolfo Landim, na opinião de Renato Mauricio Prado.

O jornalista apontou as imagens e projeto apresentado em reunião de conselheiros por Landim, citando que o ex-presidente do Rubro-Negro "vendeu um sonho" faraônico.


OneFootball Videos


"O Landim chegou a passar um PowerPoint, um vídeo, numa reunião de conselheiros, em que aparecia o estádio já pronto quando não existe ainda nem sequer um projeto para esse estádio. Mas o Landim vendeu esse sonho, né? Tinha telão no meio, era uma coisa faraônica. O Santiago Bernabéu ficava envergonhado diante do que seria o estádio", disse RMP.

Porém, tal projeto tão grandioso, foi analisado por Renato Mauricio Prado como uma mentira, tanto em relação a projeto como principalmente levando em conta os valores, que ultrapassaram, e muito, os 1,9 bilhões de reais propostos por Landim.

RMP ainda teorizou que com esse valor de 3 bilhões orçamentado, Landim teria uma "desculpa" para implementar SAF no clube.

"Mas, na verdade, aquilo tudo era fake news, aquilo tudo era mel de coruja, me engana que eu gosto. Na hora que foram fazer o que está sendo feito agora, um estudo mais sério, você vê que o tal 1,9 bilhão que o Landim vendia, era uma cascata. Era uma grande cascata, que ele ia perceber se ele tivesse continuado e, no fundo, ele até gostaria. Porque com um orçamento desses de 3 bilhões, na mão do Landim, o Landim ia fazer uma SAF de qualquer maneira", disparou.

Por que custo do estádio do Flamengo aumentou tanto?

Em sua coluna no UOL, o jornalista Rodrigo Mattos, especialista em economia no esporte, analisou os fatores que levaram ao expressivo aumento do orçamento no estádio do Flamengo, que subiu de 1,9 bilhão, para 3 bilhões.

Segundo Rodrigo, os custos das obras viárias ao redor do estádio e da descontaminação do Gasômetro tiveram aumentos expressivos.

Inicialmente, o orçamento previsto era de R$ 114 milhões, mas agora alcança R$ 400 milhões. Além disso, o custo por assento também superou as estimativas do ano passado.

O planejamento de Rodolfo Landim previa um gasto de 25,6 mil reais por assento, alinhado com os valores de estádios reformados para a Copa do Mundo. No entanto, o novo valor considera a inflação e a alta do dólar. Atualmente, o custo por assento é de 6 mil dólares, o que equivale a 2,4 bilhões de reais para uma arena com capacidade para 70 mil espectadores.

Dessa forma, os aumentos nos custos das obras viárias, da descontaminação e do valor por assento foram determinantes para que o orçamento total chegasse à marca de 3 bilhões, segundo Bap.

View publisher imprint