oGol.com.br
·26 November 2024
oGol.com.br
·26 November 2024
O Campeonato Brasileiro reservou para essa terça-feira uma atípica " dupla rodada", com jogos decisivos. Com destaque para Palmeiras x Botafogo, tratada como uma "final antecipada", a noite promete emoções fortes.
Além do clássico entre paulistas e cariocas, a terça terá Fluminense x Criciúma, Fortaleza x Flamengo e Atlético Mineiro x Juventude. Todas partidas importantes e apenas o Galo pode se dar ao luxo de tratar o confronto como de pouca relevância. Os jogos são válidos pelas rodadas 35 e 36.
Em 2023, o Botafogo entregou uma vantagem recorde para perder um campeonato que parecia seu. Em 2024, o time alvinegro nunca chegou a ter a mesma folga, mas se manteve no topo... Até a última rodada. Algoz no ano passado, o Palmeiras alcançou o time carioca mais uma vez, e transformou o embate desta terça-feira em um evento com cara de final.
A bola agora está do lado do time paulista, que joga em casa. Um terreno difícil para qualquer adversário... Mas que está longe de ser vantagem definitiva. No último encontro na Allianz Arena, quem levou a melhor foi o Botafogo, por 1 a 0, com gol de Tiquinho Soares.
Palmeiras e Botafogo, ambos com 70 pontos, são os favoritos ao título. Mas não podem titubear. Abaixo deles há um trio que evita se iludir com o título, mas que está atento a qualquer deslize para voltar a sonhar: Inter (65 pontos), Fortaleza (64) e Flamengo (62).
Quis o destino colocar Fortaleza e Flamengo em outra "final". Com um jogo a menos que a dupla de líderes, os dois ainda podem se aproximar: em especial o Laion, que além disso joga em casa. Para ambos, o melhor dos cenários será um empate entre Palmeiras e Botafogo.
Sem um motivo tão nobre, Fluminense e Criciúma terão também a sua "final" nesta terça-feira. No caso, um confronto direto contra o rebaixamento, e que pode ser determinante para ambos.
Com 38 pontos, o Fluminense é o primeiro clube acima da linha de corte. Soma apenas um ponto a mais que o Tigre, 17º colocado. Em caso de vitória, o Tricolor se junta ao pelotão logo à frente, ultrapassando Juventude, Grêmio e Athletico Paranaense, e abrindo vantagem para o Z4. O time catarinense, por outro lado, empurraria o carioca para a degola e colocaria pressão no Juventude.
Para os gaúchos, com 39 pontos, o jogo contra o Atlético Mineiro é uma oportunidade única. O Galo atua com os reservas nesta terça-feira, com o foco todo para a final da Copa Libertadores no sábado. Com um jogo a mais que os rivais, um deslize pode ser fatal.