Glorioso 1904
·24 February 2025
Supercomputador dita futuro do Benfica na Champions e... águias já 'tremem'

Glorioso 1904
·24 February 2025
O Benfica qualificou-se para os oitavos da Liga dos Campeões, após um empate frente ao Monaco por 3-3, já que estava em vantagem devido ao resultado da primeira mão que venceu por 1-0. Assim, com o resultado da última semana, o Glorioso garantiu o acesso à fase seguinte, onde vai enfrentar o Barcelona, nos próximos dias 5 e 11 de março. No entanto, a inteligência artificial assegura que o Glorioso não vai longe na prova.
Segundo a pesquisa da inteligência artificial, o Benfica é o segundo Clube na Liga dos Campeões com menores chances de alcançar os quartos de final da competição, ficando apenas a frente do Feyenoord. A Opta prevê que as águias têm uma chance de 22,06% de avançar a próxima fase da competição.
Já nas etapas a seguir, os encarnados já levam vantagem em relação a outros clubes, como é o caso de Borussia Dortmund, Feyenoord, PSV e Club Brugge, todos com menos probabilidade de avançar as meias-finais do que o Glorioso. Os Benfica conta com 12,1% de chance de alcançar a final four, enquanto soma apenas 3,4% de chegar a final e cerca de 1% de probabilidades de ganhar a final.
Já em comparação com outras equipas, os clubes com mais probabilidades de vencerem a prova são Liverpool (20,2%), o Arsenal (16,8%) e o Barcelona com 12,7%, que será o adversário do Clube da Luz na Champions, termina a lista do pódio. O atual campeão da prova, o Real Madrid é apenas o quinto colocado na probabilidade de título.
A turma de Bruno Lage terá de provar que as probabilidades estão erradas caso queira ser campeão, já que os 1% que o Benfica conta parece não ser o suficiente para chegarem a final da Liga dos Campeões. O próximo desafio na prova será contra o Barcelona, no próximo dia 5 de março, às 20h00 no Estádio da Luz.