Zerozero
·12 February 2025
«Tinha 12 anos e via o Valencia de Ranieri na televisão...»
![Article image:«Tinha 12 anos e via o Valencia de Ranieri na televisão...»](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.zerozero.pt%2Fimg%2Fnoticias%2F188%2FimgS620I745188T20250212130359.jpg)
Zerozero
·12 February 2025
Depois do empate no clássico contra o Sporting, o FC Porto vai jogar, esta quinta-feira, no Dragão, contra a AS Roma, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
Na antevisão à partida contra a equipa italiana, Martín Anselmi, treinador do FC Porto, e Tiago Djaló, central da equipa azul e branca, destacaram a importância da equipa vencer este primeiro jogo.
Mais um dia de preparação: «Acho que essas 24h a mais que tivemos também serviram para os jogadores descansarem, tiveram um dia livre. E depois tivemos os dois para preparar o jogo, um dia não vai fazer diferença. Temos de tentar que haja evolução a cada jogo. Agora esperamos que aconteça mais uma vez»
Satisfeito com a equipa?: «Estou muito contente com o nível de profissionalismo e intensidade dos jogadores desde que chegámos. Estão sempre dispostos a fazer melhor. E isso é impagável, muito importante. Estamos a destacar a coragem porque a ideia não é fácil e requer esforço físico e mental. Estamos muito contentes no FC Porto e de trabalhar com eles. Favoritos para amanhã? FC Porto - Roma, amanhã, às 20h. Vamos ver»
Formato a eliminar - primeiro jogo: «É determinante o primeiro jogo, seja em casa ou fora. Entendo que é uma série de 180 minutos, mas os segundos 90 estão condicionados e o resultado vicia. É um jogo diferente. Não gosto da especulação, pensar no depois. Sinto que o primeiro é muito importante e é para ganhar»
Má série do FC Porto: «Não tive que explicar, não tem explicação. Colocamos o foco no que aconteceu no jogo e não no resultado. Nem sempre se explica um resultado: podemos fazer bem e perder a fazer mal e ganhar. Quantas mais vezes fizermos as coisas bem, mais perto ficamos de ganhar»
Que Roma espera: «Enfrentar Ranieri é um orgulho, tinha 12 anos e via o seu Valencia na televisão… É um treinador super inteligente, que sabe o que fazer. A Roma é uma equipa grande e tem de ganhar em todo o lado, não espero uma equipa defensiva. Nós preparamo-nos para qualquer coisa, mas há um padrão na sua forma de jogo. Mudou bastante nos últimos jogos, inclusive. Temos de estar preparados»
Que FC Porto para ganhar: «A Roma tem bons jogadores, que se os deixamos jogar... Precisamos de um FC Porto que tire tempo ao rival, que não os deixe tomar decisões. Na nossa forma de ver o futebol, controlar o jogo com e sem bola é fundamental. E para o fazer sem bola, é recuperá-la o mais depressa possível»
Podia ser final europeia: «Entendo a dimensão do rival, mas também entendo a dimensão da camisola que representamos. E nesse sentido, sinto-me com vontade de voltar ao Dragão com os adeptos, que nos empurrem, que nós os consigamos empurrar a eles. Somos o FC Porto e vamos em busca dos três pontos»
Que FC Porto é preciso: «Um FC Porto com muita energia, forte desde o primeiro minuto, a Roma joga bem, tem jogadores com qualidade. Se estivermos concentrados estamos mais próximos de ganhar o jogo»
Futuro: «Neste momento estou emprestado, estou focado em dar o meu melhor. Tenho contrato até fim da época e não vale a pena pensar no futuro. Só estou focado nisso e mais tarde pensarei no futuro»
Experiência em Itália: «É fácil conhecer todas as equipas hoje em dia. O treinador sabe o que a Roma tem feito, os jogadores também são inteligentes e sabemos o que a Roma quer e tem planeado. Temos de ser nós próprios, temos qualidade para ganhar»
Liga Europa salvação para a Roma: «A Roma vem para ganhar e nós temos de pensar no mesmo. Em Itália não tem sido a Roma que conhecemos, mas nunca se sabe. Temos de nos preocupar conosco para estarmos mais perto da vitória»
Novo treinador: «O mister trouxe mais energia à equipa. Temos adaptado, apesar de ainda não estarmos a 100 por cento. A equipa está focada, temos dois jogos para passar e vamos com tudo para ganhar»
Mensagem do treinador: «O que passa em todos os jogos, somos inteligentes e sabemos da importância do jogo. Temos de pensar em ganhar»