Glorioso 1904
·12 May 2025
Título? Especialista analisa Benfica e Sporting: “Controlar…”

Glorioso 1904
·12 May 2025
O dérbi eterno que decorreu no último sábado, 10 de maio, entre o Benfica e o Sporting. terminou empatado a um golo, o que fez com que as decisões fossem adiadas para os jogos da 34.ª jornada. Perante este cenário, Jorge Silvério, psicólogo do desporto, deixou várias observações sobre o estado mental das duas equipas à entrada para a derradeira ronda.
Em conversa com o jornal Record, o especialista começou por aplaudir a postura de Bruno Lage e de Rui Borges perante a iminência de uma conquista. Contudo, Silvério assume que o técnico dos leões terã uma tarefa mais complicada pela frente. “Penso que Rui Borges terá mais trabalho que Bruno Lage pois o desafio do Sporting é superior uma vez que passa por controlar a onda de euforia”, começou por dizer.
Jorge Silvério - O desafio do Sporting é superior uma vez que passa por controlar a onda de euforia
Sobre o Benfica, o psicólogo considera que o setubalense terá de galvanizar o seu plantel: “Para Bruno Lage o desafio passa por tentar que os seus jogadores não baixem os braços mesmo de forma inconsciente. É preciso explicar-lhes que o jogo em Braga será igualmente decisivo, e que não podem desanimar”.
Para Jorge Silvério, a desvantagem entre os dois rivais é praticamente inexistente. “Neste ponto creio que está nivelado e pode haver uma ligeira desvantagem por parte do Sporting mas vai depender deles. Ambas as equipas sabem que vão contar com o apoio dos seus adeptos e, no caso do Sporting, a ansiedade pode aumentar com o passar dos minutos”, constatou.
Por fim, considera que a experiência vai ser uma palavra-chave durante a preparação dos jogos esta semana: “O Sporting já passou esta situação no ano passado e assim é sempre mais fácil, não é um ambiente estranho para a maioria dos seus jogadores. Aqui os mais velhos podem ter um papel muito importante preparado os mais novos para o que vão encontrar”.
Live