oGol.com.br
·17 December 2024
oGol.com.br
·17 December 2024
Depois da decepção no Prêmio Bola de Ouro, Vinícius Júnior cumpriu as expectativas e venceu o Prêmio The Best. O atacante do Real Madrid recebeu, nesta terça-feira, a premiação entregue pela Fifa para o melhor jogador do mundo na temporada.
Vini Júnior era o favorito entre os indicados para vencer a disputa, assim como aconteceu na Bola de Ouro. Desta vez, no entanto, o brasileiro venceu a concorrência de Rodri e fez jus a grande temporada pelo Real Madrid.
O Fifa The Best, no formato atual, foi criado em 2016. Antes disso, a Fifa já premiava o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. Entre 2010 e 2015, o prêmio de melhor jogador do mundo era o mesmo da Bola de Ouro, hoje as duas premiações são separadas e têm modelos de votação diferentes.
O futebol brasileiro volta a vencer a eleição de melhor jogador do mundo depois de 17 anos. Desde Kaká, em 2007, o Brasil não recebia a premiação. Além do meia, Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) também foram eleitos.
Além do prêmio principal da noite, Vini Júnior também foi integrou a seleção da temporada ao lado de Dibu Martínez, Carvajal, Rudiger, Rúben Dias, Saliba, Rodri, Bellinghan, Kroos, Lamine Yamal e Haaland.
A premiação desta terça-feira também coroou outros nomes do futebol europeu. Entre os treinadores, o italiano Carlo Ancelotti venceu a disputa de melhor técnico da temporada. O comandante do Real Madrid repetiu a dobradinha com Emma Hayes, da seleção dos Estados Unidos, assim como havia acontecido na cerimônia da Bola de Ouro.
Outro vencedor da premiação entregue pela revista France Football a ser premiado pela Fifa foi o goleiro Emiliano "Dibu" Martínez. O arqueiro da seleção argentina e do Aston Villa venceu a disputa e novamente foi eleito o melhor goleiro do mundo.
O futebol argentino também ficou com o Prêmio Puskas desta temporada. Alejandro Garnacho, pelo gol de bicicleta marcado pelo Manchester United, contra o Everton, recebeu a coroação pelo gol mais bonito de 2024.
Além de Vini Júnior, o Brasil também ficou representado na cerimônia pelos prêmios sociais, conquistados fora das quatro linhas. O volante do Inter, Thiago Maia, recebeu o prêmio Fair Play pela sua participação no resgate de vítimas durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Já o jovem vascaíno, Gui, recebeu o prêmio de melhor torcedor.
No futebol feminino, a rainha Marta conquistou o troféu que leva seu nome com o gol mais bonito entre as mulheres, enquanto Gabi Portilho foi escolhida para a seleção do ano. Veja todos os prêmio entregues no futebol feminino!