Revista Colorada
·3 de enero de 2025
Revista Colorada
·3 de enero de 2025
O árbitro gaúcho Anderson Daronco foi apontado como o pior árbitro do futebol brasileiro em uma pesquisa realizada pelo UOL Esporte. Natural de Santa Maria, Daronco recebeu 21% dos votos em uma consulta anônima com jogadores. Ele já havia liderado a lista de “piores” em 2022, repetindo a posição em 2024. Na mesma pesquisa, Wilton Pereira Sampaio ficou em segundo lugar, com 18,4% dos votos, seguido por Marcelo de Lima Henrique, com 13,2%.
Apesar de ser apontado como o pior árbitro, Daronco também foi destacado entre os melhores. Ele apareceu em terceiro lugar na categoria de melhores árbitros de 2024, com 10,5% dos votos. O árbitro Raphael Claus, responsável por decisões polêmicas, como a que afetou o Inter no título de 2020, foi eleito o melhor árbitro do país, com 44,7% dos votos. Ramon Abatti Abel ficou em segundo, com 15,8%.
A pesquisa revela o contraste na percepção dos jogadores sobre a atuação de Daronco, que, apesar das críticas, também é reconhecido como um árbitro de destaque em algumas partidas. A lista dos piores árbitros de 2024 foi encerrada com Wilton Pereira Sampaio e Marcelo de Lima Henrique, ambos com presença constante em polêmicas nas competições nacionais.