Esporte News Mundo
·9 de febrero de 2025
Caíque é vítima de racismo em jogo contra o Brusque; torcedor é preso
![Imagen del artículo:Caíque é vítima de racismo em jogo contra o Brusque; torcedor é preso](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fesportenewsmundo.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2FWhatsApp-Image-2025-02-08-at-23.53.52-1000x600.jpeg)
Esporte News Mundo
·9 de febrero de 2025
No final do jogo entre Criciúma e Brusque, válido pela 8ª rodada do Campeonato Catarinense, o goleiro Caíque foi alvo de insultos racistas. O atleta relatou ter sido chamado de “macaco” por um torcedor do Brusque, que foi identificado e preso em flagrante pela Polícia Militar.
“Criticas ao meu trabalho, como ser chamado de frangueiro, eu aceito. Faz parte do futebol. Mas racismo não. Tenho orgulho de ser preto e não vou tolerar isso”, desabafou Caíque após o jogo.
O técnico do Criciúma, Zé Ricardo, contou que percebeu a discussão entre Caíque e a torcida adversária durante os minutos finais da partida, mas só soube dos detalhes após o apito final. “Vi que algo estava errado, mas preferi pedir para ele se concentrar até o fim. Depois, fui entender o que havia acontecido”, explicou.
O clube informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o goleiro Caíque compareceu à delegacia de Brusque por volta das 22h51 para registrar um boletim de ocorrência (BO). Ele foi acompanhado por profissionais do clube e recebeu todo o suporte necessário do departamento jurídico do Criciúma. O Tigre ainda ressaltou que se manifestaria oficialmente sobre o “triste episódio da noite deste sábado”.
Mais tarde, em nota de repúdio, o Criciúma condenou veementemente o ato de racismo e reforçou seu compromisso com a luta contra qualquer forma de discriminação. O clube também lamentou as ameaças e a situação de vulnerabilidade enfrentada pela delegação durante o ocorrido, exigindo medidas firmes para coibir esse tipo de comportamento no esporte e na sociedade.
Essa não é a primeira vez que o goleiro passa por isso, em 2023, quando ainda jogava pelo Ypiranga-RS, em partida contra o Altos na série C, foi vítima de injúrias raciais e na época disse:
“Todas as vezes em que ouvi esse tipo de fala eu fiquei calado, mas acho que a gente tem que começar a falar. Acho que mancha o espetáculo.” – lamentou Caíque na época.