Campeonato de Portugal: o que falta decidir na última jornada? | OneFootball

Campeonato de Portugal: o que falta decidir na última jornada? | OneFootball

Icon: Zerozero

Zerozero

·10 de abril de 2025

Campeonato de Portugal: o que falta decidir na última jornada?

Imagen del artículo:Campeonato de Portugal: o que falta decidir na última jornada?

É já este fim de semana que a fase regular do Campeonato de Portugal vai ficar totalmente fechada, com as quatro séries que compõem o quarto escalão do futebol nacional a entrarem para a sua derradeira jornada.

Muito já está decidido, mas também há muitos detalhes de interesse por definir. Falta conhecer duas das oito equipas que vão disputar a fase de subida à Liga 3, bem como cinco das 20 equipas que vão ser despromovidas ao futebol distrital.


OneFootball Videos


Todos os jogos desta 26ª e última ronda estão agendados para as 16h00 de domingo. Saiba, através da análise abaixo, o que falta decidir em cada série...

Série A

A Série A deste Campeonato de Portugal é a única que já está totalmente definida no que toca às duas posições do topo e as cinco posições do fundo da tabela, de maneira que nada de grande impacto surgirá na derradeira jornada.

A equipa B do Vitória SC já sabe que estará na fase de subida desde meados de março e o USC Paredes teve essa confirmação no final do mesmo mês. A lista de cinco equipas despromovidas ficou fechada no passado fim de semana, quando Joane, Pevidém e Sandinenses se juntaram aos dois últimos classificados (Dumiense e Arcos) na queda para as distritais.

Série B

O Leça foi uma das primeiras equipas a conquistar um lugar na fase de subida à Liga 3. A outra vaga pertencerá a uma de duas equipas que têm atualmente 50 pontos: AD Marco 09 (visita o quarto classificado U. Lamas) ou ao SC Salgueiros, que recebe o Camacha (oitavo na tabela).

No fundo da tabela há também apenas um lugar de relevo por definir. Com quatro emblemas já matematicamente despromovidos, Guarda FC e Machico são os dois que vão batalhar pela manutenção este fim de semana. Em caso de terminarem em igualdade pontual, os critérios de desempate favorecem o Guarda FC.

O Machico leva três pontos de vantagem e por isso só precisa de pontuar para garantir a continuidade no CP, mas recebe o líder (Leça) enquanto os guardenses recebem o último classificado (Régua). Para acompanhar de perto!

Série C

Tal como na Série B, a Série C do CP tem um lugar por decidir no topo da tabela, para conhecer a equipa que se juntará a´O Elvas na fase de subida, e outro no fundo da tabela, onde falta definir uma das despromoções.

O segundo lugar de acesso à fase de subida estava aparentemente controlado pelo Arronches e Benfica, mas a derrota da última jornada (1-0) frente ao CD Fátima deixou esse rival direto um ponto acima e com vantagem à entrada para a jornada das decisões. Os arronchenses recebem O Elvas, derrotado apenas uma vez nesta prova, enquanto o Fátima vai ao terreno do Mortágua, que tem a manutenção já assegurada.

Abaixo na tabela há quatro despromoções confirmadas e há, de resto, quatro equipas na luta para evitar ficar no 10º lugar, correspondente ao primeiro lugar de descida: Benf. Castelo Branco, Sp. Pombal, FC Alverca B e Marinhense. Todas dependem apenas de si mesmas, já que duas delas se vão defrontar nesta derradeira jornada (Sp. Pombal e Marinhense). Um dos grandes jogos da jornada, certamente...

Série D

No passado fim de semana, o Amora juntou-se ao Lusitano de Évora como os representantes da Série D na fase de subida, pelo que já está tudo decidido no topo da tabela. Infelicidade para Louletano, Sintrense e Moncarapachense, que viveram boas campanhas em 2024/25.

Há, ainda assim, muito por definir... No fundo da tabela, apenas dois dos emblemas despromovidos são conhecidos, pelo que há ainda três lugares e cinco equipas a tentar evitá-los: Operário Lagoa, Fabril Barreiro, Moura, Comércio e Indústria e Est. Amadora B.

Os três piores classificados desse grupo (Operário, Fabril e Moura) recebem, respetivamente, equipas do topo da tabela: Sintrense, Louletano e Amora. A equipa B do Estrela da Amadora tem uma dificílima visita ao líder Lusitano, pelo que quem parte em vantagem é o Comércio e Indústria, que nesta última jornada defronta o Estrela FC, que é a equipa com menos pontos das 56 que disputam este CP.


Golos marcados e sofridos - os dados

Disputadas 25 jornadas na fase regular do Campeonato de Portugal, algumas das principais estatísticas estão perto de estarem definidas.

O melhor ataque foi o do Lusitano de Évora, que marcou por 56 vezes (mais cinco que o Leça). A melhor defesa é a d´O Elvas e do CD Fátima, que sofreram apenas 10 vezes. Pêro Pinheiro (11 marcados) e Estrela FC (64 sofridos) são, respetivamente, o pior ataque e a pior defesa.

A nível individual, no que toca a golos, a temporada mais impressionante foi a de Pedro Martelo. O avançado do Leça marcou por 16 golos e lidera a lista de melhores marcadores, tendo bisado por cinco vezes na temporada. Eduardo Souza (Louletano) e Zé Gata (Marialvas) fecham o pódio com 14 e 13 golos, respetivamente, e precisam de brilhar na última jornada para chegar ao topo nesta estatística.

Pedro Martelo, conhecido principalmente pelo golo decisivo no Campeonato da Europa de Sub-19 em 2018, falou recentemente ao zerozero sobre a sua experiência em Leça da Palmeira. Pode recordar a entrevista aqui.

Ver detalles de la publicación