Portal dos Dragões
·7 de febrero de 2025
Portal dos Dragões
·7 de febrero de 2025
Cardoso Varela, um extremo de 16 anos que na última temporada jogou pelos juniores do FC Porto, foi observado a treinar com a equipa B do Dínamo Zagreb, sob a orientação de Kristijan Polovanec. O jogador luso-angolano está a aguardar a autorização da FIFA para ser inscrito pelo clube croata, após a controversa saída do clube azul e branco.
Desde o início, o processo de Cardoso Varela gerou suspeitas e levou o FC Porto a apresentar queixas junto das autoridades judiciais e desportivas. O jovem, que na altura tinha 15 anos, desapareceu de forma abrupta quando lhe foi proposto um contrato de formação. O receio de que pudesse ser transferido para um clube de ligação na Croácia, um país que possui um regime de exceção para a inscrição de jogadores menores, foi confirmado quando o clube de quarta divisão, NK Dínamo Odranski Obrez, solicitou a sua inscrição.
O clube croata usou como justificação a suposta vontade do pai de Varela, que estaria a trabalhar na Croácia. Esta informação foi confirmada pela “Kicker”, que o identifica como um funcionário da “Majdakgrafica”, uma empresa de produção de papel pertencente a Branimi Majdak, um empresário que a revista alemã sugere estar também envolvido no futebol, aparecendo em várias fotografias nas redes sociais da Niagara Sports, uma empresa de representação de Andy Bara.
A relação entre Majdak, Bara e o pai de Varela é considerada “estranha” pela “Kicker”, que relembrou o caso de Mika Faye. O defesa, que atualmente está no Rennes, deixou a academia do Diambars FC, no Senegal, e acabou no NK Kustosija, clube onde Majdak foi presidente.
Neste momento, Varela está à espera da autorização da FIFA para a sua inscrição no Dínamo de Zagreb. O jovem internacional português, agora com 16 anos, é um jogador livre e, por isso, a sua transferência poderá ser confirmada. No entanto, o caso terá de ser sempre analisado pela entidade que regula o futebol mundial, onde o FC Porto voltará a apresentar todos os detalhes de um processo que gerou muita controvérsia devido à sua opacidade.