OneFootball
Alexandre Fernandes·29 de octubre de 2024
OneFootball
Alexandre Fernandes·29 de octubre de 2024
O Brasil esteve muito perto de ter novamente um jogador eleito melhor do mundo pela revista France Football após 17 anos, mas Rodri conquistou a Bola de Ouro 2024.
Após a confirmação de que Vini Jr ficou em segundo lugar na tradicional premiação da revista francesa, não faltaram homenagens ao craque brasileiro.
O Flamengo, por exemplo, publicou uma carta de apoio a Vini e enalteceu o "cria do Ninho".
Diversos craques mundiais, como Benzema e Kroos, usaram as redes sociais para afirmar que Vini é o "melhor do mundo".
E alguns companheiros de Vini Jr na Seleção Brasileira, como Richarlison e Éder Militão, também usaram as redes sociais para prestar apoio ao craque da camisa 7.
No Instagram, o "Pombo" - atacante do Tottenham - detonou a Bola de Ouro e decretou: "Vini, você é gigante e o melhor do mundo".
"Todos nós que vivemos o futebol esperamos as premiações individuais com muita ansiedade a cada temporada. Hoje, todos os brasileiros que amam futebol acordaram na expectativa de ver outro jogador do nosso país vencendo uma premiação de melhor do mundo depois de tanto tempo.
Infelizmente, por critérios que ninguém consegue entender, o prêmio não veio. E que não me entendam mal, Rodri é um baita jogador, que merece estar entre os melhores. Mas o Vini não levar essa Bola de Ouro foi constrangedor, e só quem perdeu hoje foi o futebol.
Me lembro de o Vini dizer que o seu sonho era ver o Brasil inteiro torcendo por ele. E esse dia foi hoje! Você é gigante e o melhor do mundo, moleque! E troféu nenhum vai mudar isso. Siga em frente e nunca se cale! Tamo junto! ❤️🇧🇷"
O volante Bruno Guimarães, do Newcastle, também usou o Instagram para apoiar Vini Jr.
"Irmão! Você é o orgulho do nosso país e nosso melhor do mundo! Estaremos sempre com você".
O zagueiro Éder Militão, também do Real Madrid, usou uma foto de uma comemoração do título da Champions League 2023/24 para homenagear Vini Jr, que marcou o gol na final contra o Borussia Dortmund.
"Você é o melhor do mundo e ninguém pode tirar isso de você! The Best!".
O atacante Rodrygo, que também veste a amarelinha e o uniforme branco do Real Madrid, fez um story no Instagram.
"E assim segue o nosso mundo...seguimos, Vini. Te amo".
Lucas Paquetá, meia do West Ham e da Seleçao Brasileira, apoiou o amigo desde a base do Flamengo.
"Só pra você saber que eu tenho orgulho de dizer que sou seu amigo, que te admiro e torço por você mais do que qualquer vitória minha! Que admiro sua história e a pessoa que se tornou! Você é o melhor! Mesmo que digam o contrário! Te amo e estamos mais perto do que nunca! Em frente sempre!!".
Até mesmo o técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, falou sobre a "injustiça" com Vini Jr.
"Hoje, presenciamos uma grande injustiça no prêmio de melhor do mundo. Levanta a cabeça e segue firme, Vini! Todos sabem que sua temporada foi espetacular e, sem dúvidas, o troféu deveria estar nas suas mãos. O mundo inteiro enxerga o brilho do seu futebol".
O narrador Galvão Bueno publicou um vídeo em seu perfil no Instagram para falar sobre a derrota de Vini Jr na Bola de Ouro.
"Eu estou triste. E eu acho que a grande maioria de vocês, que amam o futebol, também devem estar tristes. Numa postagem simples do Vini, que ele diz assim: “se for preciso fazer dez vezes, farei sempre”. Dá para entender, né? A Bola de Ouro foi dada ao Rodri, ganhou o prêmio de melhor da Eurocopa.
Mas esse negócio de melhor da competição é meio assim, né? Do lado de fora, nas ruas de Paris, movimento, gritos de “Vini”, a maior parte da comunidade do futebol… Mas como se escolhe isso? O Rodri ganhou a Eurocopa… Se o Bellingham tivesse ganho com a Inglaterra, ele seria o Bola de Ouro? 40% dos votos vêm da Europa”.
“Aí não é só uma questão de futebol, de quem joga mais bola. Tem cara de Europa essa premiação. Vários sul-americanos já ganharam. Mas aí tem outro fato: Vini Jr incomoda os caras. Nunca vi o Rodri participando de uma ação social mais contundente. Mas o Vini Jr, participa. O Rodri é um grande jogador, mas ele não é o cara.
Pode até ter brilhado nos títulos do Manchester City (ING) e da Espanha, mas ele não é o cara. O Vini Jr é o cara. Decide quando é necessário, ele encara, encara todo mundo. Personalidade forte. O Vini não aceita ofensas e o horror do racismo. Ele é a voz mais forte do mundo contra o racismo, esse crime horrível”.
“O Vini Jr incomoda os caras pelo jeito dele, ele é um grande vencedor. Venceu no campo, venceu na vida. De repente, uma boa parte das torcidas se volta contra ele pela cor da pele. Coisa horrível. Ele é o cara que vai, que responde, faz gesto, comemora, provoca. Tem que continuar provocando mesmo.
Mas a vitória dele na vida, dessa vez, jogou contra. Muito mais prático, mais simples, escolher um europeu, espanhol, branco. Do que o Vini Jr, um preto, que tem orgulho de ser negro, da cor de sua pele, orgulho da capacidade que tem para ser o cara e para resolver as paradas. Vini, sempre firme e forte. Você é o cara".
Foto de destaque: MANAN VATSYAYANA/AFP via Getty Images