MundoBola Flamengo
·3 de enero de 2025
MundoBola Flamengo
·3 de enero de 2025
No próximo domingo (5), o Flamengo irá estrear na Copa São Paulo de Futebol Jr contra o Cruzeiro-PB. Os Garotos do Ninho irão buscar o pentacampeonato do Rubro-Negro na competição, que já foi conquistada em 1990, 2011, 2016 e 2018. A lista de jogadores inscritos já foi divulgada, com destaque para os atacantes Joshua (2007) e Ryan Roberto (2008).
O MundoBola Flamengo traz para você como foram as últimas cinco participações do Rubro-Negro na Copinha, em 2024, 2023, 2022, 2019 e 2018. Vale lembrar que o Flamengo não jogou a edição de 2020 porque o time profissional estava de férias no começo do ano (por conta da disputa do Mundial em 2019), logo, não haviam voltado e os jovens tiveram que jogar o Campeonato Carioca.
Na fase de grupos, o Flamengo enfrentou o São José-RS, Osasco Audax-SP e São Bento-SP. O Rubro-Negro estreou contra o São José e ganhou por 2 a 1, com gols de Petterson e Werton. Na segunda rodada contra o São Bento, outra vitória por 2 a 1, Lorran e Werton marcaram para o Flamengo, que na última rodada venceu o Audax por 2 a 0, com Werton novamente marcando e Weliton. O Rubro-Negro passou com 100%.
Contra o Náutico na 2ª Fase, o atacante Weliton marcou novamente e classificou o Flamengo para a 3ª Fase, na qual o São José cruzou novamente o caminho do Mais Querido e saiu derrotado pela segunda vez, com 2 gols de Weliton e 1 de Daniel Rogério. Nas oitavas, o Botafogo-SP foi outra vítima do Flamengo, que se classificou nos minutos finais com gol de Felipe Lima.
Nas quartas, em jogo difícil, o Flamengo se classificou para a semifinal contra o Aster Itaquá nos pênaltis. A campanha do Flamengo terminou contra o Cruzeiro, o gol de Weliton não foi suficiente para impedir a eliminação.
Lorran e Werton comemorando - Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
A competição não foi uma das melhores do Flamengo, logo na estreia empatou com o Floresta-CE em 0 a 0. Porém, venceu a Aparecidense por 2 a 1 com gols de Lorran e depois o XV de Jaú por 2 a 1.
Contudo, a participação do Flamengo na competição foi muito curta, pois na 2ª Fase da Copinha a eliminação veio contra o Avaí de virada, com o Rubro-Negro marcando seu gol com 1 minuto de jogo.
Flamengo x XV de Jaú - Foto: Ian Sena / Flamengo
O Flamengo teve um começo avassalador, com 10 a 0 contra o Forte FC-ES, com gols de Mateusão (3), Matheus França (2), Werton, Kayke David, Kayque Campos, Wesley França e André Luiz (1). Na segunda rodada, a próxima vítima do Mais Querido foi o Floresta-CE, Ryan Luka, André Luiz, Werton e Pedro Arthur marcaram no 4 a 0.
Pela terceira rodada houve um confronto rubro-negro contra o Oeste-SP, que terminou em um empate em 3 a 3. Na 2ª Fase, o volante Igor Jesus fez o gol da classificação contra o Náutico.
Em novo confronto contra o Oeste-SP pela 3ª Fase, o Flamengo levou a pior com a derrota por 2 a 0 e encerrou sua participação na competição.
Elenco da Copinha 2022 - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Na estreia contra o River-PI, o Flamengo goleou por 4 a 0, com gols de Bill (3) e Rodrigo Muniz. Na segunda partida, uma derrota contra o Trindade-GO por 1 a 0 dificultaria a vida do Rubro-Negro na competição. Contudo, na terceira rodada o Flamengo aplicou novamente um 4 a 0 com gols de Muniz (2), Reinier e Rhyan, se classificando em 2º lugar.
Apesar de contar com jogadores promissores como João Gomes, Muniz e Reinier, o Flamengo foi eliminado para o Figueirense na 2ª Fase da Copinha.
Bill atuando na Copinha em 2019 - Foto: Samuel Oliveira / Flamengo
A trajetória do título começou com vitória contra o Ji-Paraná por 6 a 0, gols de Lucas Silva (2), Patrick, Pepê, Wendel e Vitor Gabriel. Na segunda rodada, houve um empate em 1 a 1 contra o Aimoré-RS, mas os Garotos do Ninho asseguraram a classificação após vitória contra o Oeste por 2 a 0, gols de Pepê e Lucas Silva.
Na 2ª Fase, o Flamengo goleou o Capão Bonito-SP por 5 a 0, avançando para a 3ª Fase contra o Coritiba, que em jogo sem gol do Rubro-Negro, o gol contra do zagueiro adversário foi suficiente para classificar o Flamengo para as oitavas. Contra o Audax, a estrela de Bill brilhou novamente e o ponta marcou o gol que colocou o Mais Querido nas quartas de final.
Contra o Avaí, Vitor Gabriel fez o gol do 1 a 0, que levou o Mengão a enfrentar a Portuguesa-SP na semifinal. Em jogo pegado o Flamengo venceu de virada por 3 a 2 o time paulista com 2 gols de Vitor Gabriel e 1 de Luiz Henrique.
Na final contra o São Paulo, os 11 titulares comandados por Maurício Souza foram: Yago Darub, Bernardo Licastro, Matheus Dantas, Pablo Maldini, Patrick, Hugo Moura, Theo Maia, Pepê, Wendel Silva, Bill e Lucas Silva. Com gol de Wendel, o Flamengo conquistou o tetracampeonato da Copinha, o mais recente título do Rubro-Negro na competição.
Foto: Divulgação / Flamengo