oGol.com.br
·5 de abril de 2025
Coritiba marca no apagar das luzes e arranca com vitória sobre o Vila Nova na Série B

oGol.com.br
·5 de abril de 2025
O Coritiba arrancou uma vitória dramática na abertura da Série B. Em um confronto de poucas oportunidades, o Coxa foi salvo nos acréscimos e aproveitou, de pênalti, a única chance de jogo para vencer o Vila Nova por 1 a 0 no Couto Pereira.
Após a vitória na primeira rodada da Série B, o Coxa visita a Chapecoense no próximo compromisso na Arena Condá, enquanto o Vila Nova recebe o Paysandu.
Coritiba e Vila Nova iniciaram a Série B com uma postura cautelosa e pouco agressiva. No Couto Pereira, o Coxa até fez valer o fator mandante e controlou a posse de bola, mas sofreu para traduzir o volume em oportunidades.
Logo aos seis minutos, Alex Silva desviou cruzamento de Josué, no escanteio, e tirou tinta da trave. O lance animou a torcida do Coxa, mas não embalou um início empolgante.
Com pouca verticalidade, o Coritiba rondou a zaga do Vila Nova e não encontrou brechas para chegar na área. A falta de criatividade nos donos da casa deixou o primeiro tempo em ritmo lento.
No fim da partida, o time paranaense voltou a assustar com um chute da entrada da área de Gustavo Coutinho e defendido por Igor Halls.
O Vila Nova, do outro lado, também ofereceu pouco ao jogo e aceitou o domínio do Coxa, esperando uma oportunidade para contragolpear. O Tigre escapou somente uma vez com perigo e errou no arremate final.
Os dois times receberam uma chamada de atenção no intervalo e voltaram com intensidades diferentes. Por maior necessidade jogando em casa, o Coxa começou de forma mais vertical e contou com a individualidade de Lucas Ronier para voltar a assustar.
Na primeira jogada, o atacante trabalhou pela ponta e cruzou com perigo para Nicolas Careca. No lance seguinte, Ronier tentou resolver sozinho e arriscou de fora da área, novamente levando riscos ao Vila Nova.
O time visitante respondeu com a mesma moeda e freou a pressão do Coritiba com tentativas de transições velozes. Diferente dos donos da casa, o time goiano não conseguiu superar a falta de criatividade e seguiu sem dar trabalho para Pedro Rangel.
Ao longo da etapa final, Mozart buscou mudar peças no lado do Coxa para aumentar as alternativas no setor ofensivo e não conseguiu encaixar as peças. O time paranaense ensaiou uma tentativa de pressão nos minutos finais e continuou neutralizado pela defesa visitante. A ineficiência criativa dos dois times parecia levar a partida para o empate sem gols.
Entretanto, o Coxa achou uma luz no fim do túnel. Aos 4, Geovane arriscou da entrada da área e a bola explodiu no braço de Tiago Pagnussat. Com o auxílio do VAR, o árbitro marcou a penalidade. Na batida, Josué cobrou na gaveta e colocou os primeiros três pontos na conta do Coritiba na Série B.