oGol.com.br
·12 de mayo de 2025
De Kaká a Vini Jr,: Ancelotti tem longa história de sucesso com brasileiros

oGol.com.br
·12 de mayo de 2025
Confirmado como novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti já trabalhou com uma extensa lista de jogadores brasileiros. Foram 42 nomes que apareceram nos times do treinador em pelo menos uma oportunidade, sendo que muitos dos troféus de sua vasta galeria de títulos (32 no total), tiveram como protagonistas jogadores brasileiros.
No título da Liga dos Campeões de 2006/07, o maior nome era do camisa 22. Kaká foi o artilheiro da competição e viria a ser eleito o melhor jogador do mundo naquela temporada. E é justamente o ex-meia o brasileiro que mais vezes Ancelotti comandou, com 269 jogos. Logo atrás vem outro astro que estava presente naquele time, o ex-goleiro Dida (266 jogos). Também daquele time aparecem Serginho (198) e Cafu (166).
Dos tempos de Real Madrid, curiosamente Rodrygo teve mais jogos que Vinícius Júnior, com 208 partidas para o ex-Santos e 197 para o ex-Flamengo. Éder Militão é o sétimo brasileiro que Ancelotti mais comandou (131) jogos, seguido por Marcelo (110). Fechando o "top 10" tem o ex-zagueiro Alex que atuou com o treinador em 95 jogos no PSG e no Chelsea, e o meia Allan, hoje no Botafogo, com 87 jogos no Napoli e no Everton.
A primeira vez que jogadores brasileiros apareceram em jogos do novo técnico da seleção foi há quase 30 anos. Ironicamente no dia 7 de setembro de 1996, o Parma de Ancelotti venceu o Napoli por 3 a 0 e duas substituições foram usadas para entradas de jogadores de seleção.
Aos 19 do segundo tempo Roberto Mussi deu lugar para Zé Maria, ex-Portuguesa e Flamengo, que havia conquistado o bronze olímpico um mês antes com a seleção de Zagallo. Aos 34, outro medalhista, Amaral, ex-Palmeiras foi a campo.