Coluna do Fla
·23 de noviembre de 2024
Coluna do Fla
·23 de noviembre de 2024
Jogar no time do coração é o grande sonho de todo atleta de futebol. Porém, a situação também pode atrapalhar. Esse foi o diagnóstico do zagueiro Alexsandro Ribeiro, do Lille (FRA), destaque na atual edição da Champions League. O defensor, que passou pelas categorias de base do Flamengo ao lado de Vini Jr, contou que se acomodou ao chegar no Rubro-Negro.
— Eu fiquei vivendo em um sonho. Foi por isso também que me atrapalhou um pouco na fase de adaptação, de maturação dentro do clube. O Flamengo é um clube muito exigente. Na altura, não tinham muitos jogadores da base indo para o profissional — disse Alexsandro, de 25 anos.
— Eu queria chegar no profissional, mas estava vivendo aquele sonho. Eu me sentia muito confortável, muito tranquilo. Foi uma das situações que me atrapalharam bastante, de estar jogando no meu time do coração e isso me acomodar muito — acrescentou o zagueiro.
Alexsandro chegou ao Flamengo em 2014, ficando dois anos no clube. Com o Manto Sagrado, conquistou sete títulos na base, ao lado de Hugo Souza (hoje no Corinthians) e Vini Jr, astro do Real Madrid (ESP). Posteriormente, com poucas chances no clube do coração, o zagueiro pediu para sair em dezembro de 2016.
Nas voltas que o mundo dá, Alexsandro reencontrou Vini Jr na Europa. No dia 02 de outubro deste ano, o Lille enfrentou o Real Madrid, pela Champions League. Jogando em casa, o time do zagueiro venceu por 1 a 0, em dia que o atacante foi anulado pelo ex-companheiro de Flamengo. Após o jogo, os crias do Ninho bateram papo e relembraram os tempos do início de carreira.
— A gente ficou dez anos sem se ver, sem se falar. Ele lembrou daquele tempo que a gente estudava em Vargem Grande, do tempo que a gente jogava junto, e aquilo foi muito positivo. Ficamos resenhando o tempo todo (depois do jogo) falando da época de escola, da época de Flamengo. Ele falou o quanto eu evoluí, o quanto eu cresci, que estava feliz — contou Alexsandro.
— Eu também estava feliz por ver ele. Eu o vi com 14, 15 anos… Depois de 10 anos, vi dessa forma, disputando Bola de Ouro. Fico feliz por ele. Ele vem de uma situação difícil, em São Gonçalo, onde ele morava. Eu lembro do primeiro jogo dele, contra o Atlético-MG, e aquilo me motivou a avançar. Sem ele saber, ele motiva muitas pessoas. É um moleque de ouro — elogiou Alexsandro, em entrevista ao GE.
Com Alexsandro em campo, o Lille vem surpreendendo na Champions League. Após quatro jogos, são duas vitórias (Real Madrid e Atlético de Madrid-ESP), um empate com a Juventus (ITA) e uma derrota para o Sporting (POR). O ex-Flamengo jogou os 90 minutos de todos os duelos.
A história de Alexsandro no futebol tem algumas curiosidades. Afinal, o zagueiro saiu da terceira divisão de Portugal para um dos maiores clubes da França. Depois de passagem pelo sub-17 do Flamengo e sub-20 do Resende, o jogador foi para a Europa, vestindo as camisas do Praiense (POR) e Amora (POR).
Na temporada 2021/22, Alexsandro se destacou no Chaves (POR) e chamou a atenção do Lille, que o comprou por 2 milhões de euros (R$ 10 milhões, na época). Desse modo, atuando na terceira temporada na França, tem 82 jogos, quatro gols e duas assistências com a camisa do clube.
Em agosto desse ano, o Bologna, da Itália, tentou a contratação de Alexsandro. O clube ofereceu 15 milhões de euros (R$ 92 milhões) para ter o zagueiro. No entanto, o Lille não aceitou vender e a negociação acabou não avançando.
En vivo
En vivo
En vivo