MundoBola Flamengo
·8 de enero de 2025
MundoBola Flamengo
·8 de enero de 2025
A temporada 2025 do Flamengo ainda nem começou de forma oficial, mas a quarta-feira (8) reserva um dia importante para o ano rubro-negro. Além de mais uma entrevista coletiva do diretor-técnico José Boto, o período da tarde vai marcar a reapresentação do elenco principal, que vai realizar a pré-temporada nos Estados Unidos.
Este será o primeiro contato do elenco principal do clube com Boto, que já se comunica com o técnico Filipe Luís sobre planejamento e contratações. Além disso, os atletas também vão conhecer o auxiliar do português, seu compatriota Alfredo Almeida.
Vale destacar que o Flamengo ainda não contratou reforços para 2025, o que significa que os jogadores não terão novos companheiros para conhecer. Em relação ao time que vai disputar as primeiras quatro rodadas do Campeonato Carioca, sob o comando de Cleber dos Santos, o treino acontece no período da manhã.
Ainda que não tenha efetuado contratações, o Flamengo terá alguns rostos novos — e outros antigos — para apresentar aos jogadores no Ninho do Urubu. Desde que assumiu definitivamente a presidência, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vem efetuando uma série de mudanças internas, com um fluxo alto de saídas e chegadas.
Além das alterações no departamento médico, que viu a saída do gerente Marcio Tannure (que estava no clube há 23 anos) e o retorno de José Luiz Runco, a própria estrutura do futebol já começou a ser alterada por Bap.
Nem todos os nomes são desconhecidos dos atletas, porém: Gabriel Skinner (gerente de administração e logística) e Dekko Roisman (diretor de relações institucionais), por exemplo, atuaram no clube durante a gestão Rodolfo Landim e estarão de volta em 2025.
Além de Boto, Almeida, Runco, Skinner e Roisman, o elenco vai encontrar outros nomes ocupando novas funções na reapresentação, como Claudio Pavanelli (fisiologista), Diego Paiva (fisioterapeuta), Fábio Marcelo (fisioterapeuta), Fábio Palmer (vice-presidente de futebol), Fernando Sassaki (chefe do departamento médico), Gregório Fernandes (assessor), Paulo Ribeiro (psicólogo), Rafael Gaúcho (assessor), Rodrigo Paiva (diretor de comunicação) e Silvia Ferreira (nutricionista).
O dia de reapresentação é tradicionalmente marcado pela realização dos exames médicos para os jogadores, que viajam para os Estados Unidos na próxima sexta-feira, com chegada em Orlando prevista para o início da madrugada de sábado. Após o desembarque, o elenco ficará por lá até o dia 18, data em que embarca para Fort Lauderdale.
Por lá, o Flamengo vai disputar um duelo amistoso contra o São Paulo no estádio do Inter Miami, time de Lionel Messi, no dia 19 de janeiro. Por fim, na mesma data, todos os integrantes embarcam para o Brasil no fim da noite. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para as 13h40 (horário de Brasília) do dia 20.