Gremistas
·14 de mayo de 2025
Entenda por que o Grêmio pode ter dois jogos adiados no Brasileirão

Gremistas
·14 de mayo de 2025
O empate por 1 a 1 diante do Godoy Cruz, na Arena, praticamente selou o futuro do Grêmio dentro da Copa Sul-Americana. Com nove pontos conquistados em cinco jogos, o tricolor está praticamente garantido na segunda posição do Grupo D do torneio e por isso, deve ter de disputar os playoffs contra um dos oito times que terminarão a fase de grupos da Libertadores na terceira posição.
E além de sobrecarregar ainda mais o calendário do clube, que poderia evitar o desgaste destas partidas adicionais caso obtivesse a classificação direta para as oitavas de final, a disputa de uma nova fase da Sul-Americana também deve afetar o planejamento do Grêmio para outras competições, como o Campeonato Brasileiro, por exemplo.
No calendário divulgado pela CBF para a temporada de 2025, o Grêmio possui dois compromissos pelo Brasileirão que coincidem com os jogos de ida e volta dos playoffs da Sul-Americana:
Com isso, a alternativa que deve ser encontrada pela CBF é realocar as partidas para datas onde acontecem as próximas fases da Copa do Brasil em que os times não estejam disputando, caso sejam, de fato, eliminados.
Outra possibilidade, esta com menos força, é dos jogos acontecerem dentro da data-FIFA. Mesmo esta hipótese não sendo agradável para os clubes, pode ser a solução caso os times envolvidos sigam nos demais torneios, como a Libertadores e a Copa do Brasil.