Portal dos Dragões
·16 de mayo de 2025
FC Porto vence Imortal garante meias-finais dos play-offs da Liga frente ao Sporting

Portal dos Dragões
·16 de mayo de 2025
O FC Porto e o Sporting irão enfrentar-se nas meias-finais dos play-offs da Liga de basquetebol, após ambas as equipas terem conquistado a segunda vitória, em dois jogos, nas quartos de final, com os dragões a vencerem o Imortal, por 84-95, em Albufeira, e os leões a derrotarem os Galitos, no Barreiro, por 83-88.
Os portistas, que iniciaram a eliminatória com um triunfo sobre os algarvios no Dragão Arena, por 88-74, mostraram-se determinados a assegurar a qualificação, mas apenas conseguiram destacar-se no último período, após um equilíbrio que se manteve nos três primeiros.
Os dragões começaram o jogo em vantagem, terminando o primeiro período a vencer por cinco pontos (29-24), mas o Imortal reagiu no segundo (23-19), terminando a primeira parte com apenas um ponto de desvantagem (47-48). Phil Fayne (11 pontos) era o único atleta do FC Porto a atingir a casa das dezenas nesse momento.
O terceiro período foi igualmente intenso, com um 20-19 que deixou as equipas empatadas (67-67) para o último quarto da partida. Neste, como em vários jogos desta época, a equipa treinada por Fernando Sá recuperou o seu melhor nível e, com a sua superioridade individual e coletiva, fez a diferença, como se evidencia no parcial final de 28-17.
Os destaques da equipa azul e branca foram Devyn Marble (21 pontos e quatro ressaltos) e Toney Douglas (19 pontos, sete ressaltos e sete assistências), com o último a partilhar o título de homem do jogo com o atleta do Imortal, Moses Flowers (23 pontos, cinco ressaltos e três assistências).
No Pavilhão Municipal Prof. Luís Carvalho, no Barreiro, o Sporting derrotou os Galitos, após a vitória no João Rocha, por 90-79, e garantiu a sua passagem para as meias-finais, onde se medirá com o FC Porto.
Ao contrário dos dragões, os leões dominaram em três dos quatro períodos do jogo, permitindo apenas uma aproximação dos anfitriões no último quarto, onde conseguiram manter uma vantagem de cinco pontos até ao final.
O equilíbrio dos primeiros períodos (26-30, 13-18 e 16-21), embora com um rendimento limitado para os sportinguistas, permitiu-lhes chegar ao intervalo com uma vantagem de nove pontos (39-48) e entrar nos últimos dez minutos com 14 pontos de vantagem (55-69).
Esse avanço foi crucial para resistir à recuperação do Galitos no período final, embora tenha sido insuficiente para mudar o resultado.
O melhor em campo foi o sportinguista Nicholas Ward, com um duplo-duplo de 21 pontos, 10 ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola. Na equipa da casa, destacou-se Claude Robinson, também com 21 pontos, nove ressaltos e uma assistência.