MundoBola Flamengo
·27 de abril de 2025
FlaBasquete perde para Caxias do Sul no Rio pelas oitavas do NBB

MundoBola Flamengo
·27 de abril de 2025
O FlaBasquete saiu derrotado na segunda partida das oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), neste domingo (27). Em partida disputada no Tijuca Tênis Clube, o Orgulho da Nação perdeu para o Caxias do Sul.
Depois de massacrar o adversário por 98 a 52 na primeira partida, fora de casa, o FlaBasquete encarou um Caxias do Sul bem diferente no Rio de Janeiro. Os visitantes fizeram grande partida defensiva e aproveitaram as chances no ataque.
Ao longo de toda a partida, o placar se manteve equilibrado. No último quarto, o duelo acabou decidido em um detalhe, com menos de 10 segundos para o fim.
O Rubro-Negro ainda tentou reagir, mas não teve tempo. Agora, a disputa pela vaga nas quartas de final da competição nacional vai até o quarto jogo.
Alexey Borges foi o cestinha do Flamengo na partida, com 19 pontos, seguido por Gallizzi — que marcou 11. Gui Deodato e Jordan Williams, com nove, aparecem na sequência.
O FlaBasquete iniciou a partida com Kayo Gonçalves, Ruan Miranda, Alexey Borges, Jordan Williams e Shaq Johnson em quadra. O primeiro quarto, porém, trouxe um time muito errático e um Caxias aproveitando.
Os visitantes cresceram na largada difícil do FlaBasquete e saíram na frente, gerenciando uma vantagem confortável ao longo da parcial. No fim, fecharam com vantagem por 16 a 9.
No segundo quarto, porém, o FlaBasquete cresceu. Com mais participação principalmente de Alexey, o time foi buscar a desvantagem e conseguiu vencer por 25 a 18. Assim, o intervalo veio com um empate em 34 a 34.
No terceiro período, o Rubro-Negro começou melhor e chegou a tomar a ponta do placar, mas levou novamente a virada do Caxias do Sul. Na reta final do quarto, o time reagiu de novo e empatou: 56 a 56.
O panorama seguiu na quarta e última parcial: muito equilíbrio e um Caxias do Sul que não perdoava os erros do FlaBasquete. A dianteira do Rubro-Negro só veio com cerca de três minutos para o fim.
Neste momento, o placar era de 74 a 73 a favor do FlaBasquete. Depois, com 76 a 73, uma polêmica com a arbitragem, em lance checado por vídeo, tomou conta do jogo por boa parte do tempo — o que esfriou os jogadores.
Na volta, o Caxias empatou o jogo mais uma vez, com menos de um minuto no relógio. O FlaBasquete ainda teve tempo para mais um ataque, mas desperdiçou. Na resposta, Shamell decidiu para o Caxias do Sul com 8 segundos restantes e decretou a vitória.
Agora, FlaBasquete e Caxias do Sul disputam o terceiro jogo das oitavas de final nesta terça-feira, novamente no Tijuca Tênis Clube, às 21h (horário de Brasília). O jogo 4 está marcado para sexta-feira.