Jogada10
·21 de diciembre de 2024
Jogada10
·21 de diciembre de 2024
O Grêmio se manifestou sobre o caso de racismo ocorrido no jogo da equipe feminina contra o River Plate (ARG), pela Brasil Ladies Cup, na noite da última sexta-feira (20), no Estádio do Canindé, em São Paulo.
No comunicado, o clube disse que registrou boletim de ocorrência foi registrado e que fará “todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis”.
Além de mencionar também diversos personagens negros que ajudaram a escrever a história do Imortal, o clube ressaltou o compromisso noa batalha contra a discriminação racial.
Neste sábado (21), os organizadores da Ladies Cup aplicaram punição máxima ao River Plate. Além da eliminação no campeonato, as argentinas estão suspensas pelos próximos dois anos. A final entre Grêmio e Bahia, aliás, contará com um leque de ações para fortalecer o combate ao racismo.
Grêmio e River Plate se enfrentaram pela Ladies Cup no estádio do Canindé – Fotos: Guilherme Veiga / Brasil Ladies Cup
“Vimos a público manifestar a nossa indignação com os fatos durante o jogo contra o River Plate pela última rodada da fase de classificação da Brasil Ladies Cup, na noite desta sexta-feira, no estádio Canindé, em São Paulo.
Na parte final do primeiro tempo, logo após empatar a partida, as nossas atletas se revoltaram ao presenciar jogadoras do time argentino fazendo gestos racistas para um gandula.
Ao defender o gandula, as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão, houve a interrupção da partida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo.
Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que sofreram agressão de maneira inadmissível e intolerável.
Houve, portanto, o registro de boletim de ocorrência na delegacia responsável. Assim, faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis.
Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, inspirados em alguns dos nossos maiores ídolos como o Everaldo, estrela na bandeira Tricolor, Lupicínio Rodrigues, autor do hino Imortal, Tarciso Flecha Negra, lenda do ataque e atualmente mascote do Clube, e Marianita, pioneira do futebol feminino e uma das maiores jogadoras gremistas de todos os tempos.”