Leonino
·7 de enero de 2025
Leonino
·7 de enero de 2025
Viktor Gyokeres tem sido imparável durante a época de 24/25, com um tremendo registo de golos. Enfrenta, no jogo contra o Porto, a contar para as meias finais da Taça da Liga, um desafio particular: o sueco vai batalhar com Samu, o artilheiro dos dragões que também tem sido destaque da Liga Portugal Betclic.
Comparando as performances de cada um dos dois jogadores, no contexto da Liga Portugal, o camisola 9 de Alvalade surge em maior destaque com um grande raio de ação pelo campo e com reconhecidos atributos defensivos. Importa recordar ainda que, em 2024/25, Gyokeres leva 30 golos em 28 jogos, já Samu marcou 21 nos 21 jogos disputados pelo Porto.
Nesse sentido, e face às exibições impressionantes ao serviço do emblema verde e branco, o internacional sueco tem agitado o mercado de transferências de janeiro, tendo diversas miras apontadas sobre si, proveniente dos Dirigentes de gigantes emblemas europeus como o Manchester United, Chelsea, Arsenal, Bayern de Munique e PSG. Contudo, Frederico Varandas já deixou claro que o avançado de 26 anos apenas deixará o Sporting mediante o pagamento da cláusula de rescisão fixada em 100 milhões de euros, reconhecendo que a continuidade do jogador no clube na próxima temporada é pouco provável.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.390 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 30 golos e fez seis assistências.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.