Zerozero
·25 de abril de 2025
Há finalista inédito na Youth League

Zerozero
·25 de abril de 2025
Tarde de decisões na UEFA Youth League. As meias-finais decorreram esta sexta-feira, com uma presença inédita do Trabzonspor na disputa da competição e o Barcelona também a seguir em frente.
No primeiro encontro da tarde, o RB Salzburg defrontou os turcos do Trabzonspor e começou a partida com domínio sobre o adversário. Numa primeira parte de escassas oportunidades, os austríacos tiveram a melhor chance da primeira metade.
Jakob Brantdner entrou na grande área em direção à baliza adversária e foi rasteirado por Taha Ince. O juiz da partida assinalou grande penalidade a favor dos austríacos e, no momento da verdade, Oliver Lukic atirou sem perigo, ao lado da baliza turca.
Foi preciso esperar pela última meia hora para se assistir a golos no encontro. Com um remate potente e distante da baliza adversária, Yigit Kemal Turan abriu o marcador para a equipa que bateu o recorde de assistência na Youth League, no último jogo realizado.
A partida ganhou um novo fôlego nos momentos posteriores e o RB Salzburg empatou, na sequência de um pontapé de campo e de uma confusão dentro de área. O defesa sueco John Mellberg conseguiu rematar e igualar novamente o encontro, a cinco minutos do fim.
Quando já se começava a prever que a passagem seria decidida nas grandes penalidades, Boran Baskan encheu o pé e, com um grande remate de fora de área, foi herói na sua equipa.
O feito levou as bancadas à loucura e, contas feitas, o Trabzonspor venceu o RB Salzburg (1-2) e assinalou uma passagem inédita à final da competição, ao se tornar a primeira equipa turca a conseguir tal proeza.
Na segunda meia-final da tarde desta sexta-feira, o Barcelona venceu o AZ Alkmaar (0-1), numa partida de poucas oportunidades.
Na primeira chance do desafio, Juan Hernández passou por dois adversários dentro da área adversária e foi travado na sua progressão, com um toque subtil, de Kasper Boogaard. Chamado à conversão o avançado não hesitou e abriu o marcador para a equipa Culé.
O jogo entrou num período mais monótono e demonstrou muita superioridade dos espanhóis, mas sem eficácia ou perigo real para a baliza defendida por Kiyani Zeggen. Os neerlandeses, por outro lado, não conseguiram efetuar qualquer remate enquadrado durante todo o duelo.
Com estes resultados, o Trabzonspor procurará a primeira conquista de um clube turco na UEFA Youth League, enquanto que o Barcelona poderá contabilizar o terceiro troféu para o seu palmarés.