Revista Colorada
·20 de mayo de 2025
Ídolo do Inter, Bolívar relembra bastidor importante envolvendo Abel Braga e Muricy Ramalho

Revista Colorada
·20 de mayo de 2025
Um dos maiores zagueiros que já defendeu a camisa do Internacional foi Bolívar. Campeão de duas Libertadores da América pelo Clube do Povo, o defensor recebeu o apelido de “General” no Beira-Rio e uma música chegou a ser criada pela torcida em sua homenagem.
O que pouca gente lembra, é que o ex-jogador iniciou a carreira em outra posição. Nas categorias de base, Bolívar era lateral direito de origem e só virou zagueiro após sua chegada ao Colorado. Essa história, inclusive, é lembrada com carinho por ele.
Em entrevista para o canal do Internacional no YouTube, o antigo defensor revelou que uma conversa entre Muricy Ramalho e Abel Braga, entre as temporadas de 2005 e 2006, foi determinante para ele ser fixado como zagueiro no Internacional.
“Quando o Muricy Ramalho começou a treinar com três zagueiros, ele viu em mim um cara com boa estatura, velocidade e facilidade em sair jogando. Ele conversou comigo e me utilizou muito nos treinos. Mas foi o Abel Braga, após conversa com o Muricy, que colocou que eu estava pronto para ser o novo zagueiro”, disse Bolívar.
Enquanto atuava, o ex-zagueiro teve duas passagens pelo Internacional. A primeira foi entre 2003 e 2006, quando foi importante na primeira conquista da Libertadores da América. Já a segunda ocorreu de 2008 a 2012, quando voltou a erguer o principal troféu do continente, desta vez como capitão.