Gazeta Esportiva.com
·23 de enero de 2025
Gazeta Esportiva.com
·23 de enero de 2025
Jogadores dos 16 times do Paulistão Sicredi 2025 aprovaram a estreia do Sistema Multiball, inovação da Federação Paulista de Futebol implantada nesta edição.
O sistema Multiball, discutido e aprovado pelos clubes participantes, é a grande novidade em campo nos jogos do Paulistão. A iniciativa surgiu a partir do conselho técnico preliminar realizado pela FPF com treinadores e capitães dos 16 clubes participantes, em outubro, liderado pelo vice-presidente da FPF, Mauro Silva.
O sistema consiste no uso de suportes com bolas estrategicamente posicionados ao redor do campo. Após aprovação de treinadores e atletas no conselho técnico preliminar, a proposta foi aprovada pelos presidentes dos 16 clubes no conselho técnico da competição, em novembro.
“No Santos, todos gostaram. Ficou um jogo mais rápido e que não favorece um ou outro time. Tem tudo pra continuar dando certo”, disse Diego Pituca, do Santos. “As bolas estavam bem posicionadas, o jogo ficou mais dinâmico, é muito legal esse sistema implementado. Tem tudo pra dar certo. A arbitragem posicionou bem as bolas nos lugares certos. Funcionou bem”, afirmou Alex Alves, do São Bernardo.
“É muito importante para nós acelerar o jogo. Muitas vezes, quando jogamos fora de casa, o gandula acaba desacelerando a reposição e isso atrapalha. Essa nova forma vai ajudar bastante. Espero que continue assim”, disse Matheus Bidu, do Corinthians.
“Achei o sistema excelente. Impede que o jogo possa ficar amarrado por algum fator externo. A partida fica muito mais ágil e dinâmica”, pontuou Lucas Ramon, do Mirassol.
“Eu achei muito legal essa experiência, busca deixar o jogo mais fluido. É um método que vemos ser implementado em grandes ligas, como a Premier League, e que chega para tentar aumentar o tempo de bola rolando, visando à melhora do jogo”, afirmou Rafael, do São Paulo. “Não podemos tirar a importância dos gandulas também. Os que estão conosco há anos lá no MorumBIS, por exemplo, são caras muito legais. E eles continuam tendo sua importância, precisam estar atentos para deixar a bola ali ao lado do campo o quanto antes para que o jogo possa ficar realmente fluido. É sempre bom buscar novas opções para contribuir com a melhora do espetáculo, que é o que o torcedor quer ver”, completou.
A inspiração do Sistema Multiball da FPF é do modelo utilizado com sucesso pelas principais ligais, como Premier League, Série A e Bundesliga.
“Tudo que vier pra agilizar o jogo, na minha visão é bem-vindo! Isso é bom para todos, para os jogadores e principalmente para os torcedores que querem um jogo mais dinâmico”, disse Cristiano, da Portuguesa. “Tudo que for para melhorar o jogo é sempre bem-vindo!”, afirmou Rafael Santos, também da Lusa.
“Funcionou bem. O árbitro estava muito atento, pois tinha a preocupação da bola sair do lugar, mas o árbitro corrigiu todo mundo. Funcionou muito bem e acho que vai dar certo”, disse Weverton, do Palmeiras.
“Gostei bastante. Facilita para as duas equipes. Pessoal do elenco comentou que gostou muito também. A arbitragem foi muito bem no jogo fazendo com que os laterais fossem cobrados corretamente por onde a bola saiu. Ficou muito bom”, disse Maycon, do Noroeste. “Ótima ferramenta para agilidade do jogo”, completou Luizão, também do Noroeste.
“As bolas mais próximas dão uma agilidade maior ao jogo. Agora é uma questão dos atletas também comprarem a ideia pra ter mais tempo de bola em jogo. Eu achei legal”, disse Léo Baiano, do Velo Clube.
Uma das principais metas da FPF nesta temporada é aumentar o tempo de bola em jogo. O Multiball é uma das apostas para dar mais agilidade na reposição de jogo.
“Torna o jogo mais competitivo, com menos cera. É uma iniciativa muito boa. Espero que cada jogo possa melhorar ainda mais ainda”, disse Jean Dias, da Ponte Preta. “O jogo fica mais corrido, a bola já está ali pronta. É um sistema novo, mas muito bacana. Parabéns à Federação Paulista pela iniciativa. Isso vai melhorar muito o futebol”, disse Anderson Leite, do Guarani.
“Funcionou perfeitamente, todos os jogadores elogiaram. Melhor coisa que a FPF fez para o bem do futebol”, disse Edson, do Botafogo. “Funcionou legal, no nosso jogo não tivemos nenhum problema, o jogo correu bem, sempre tinha bola à disposição para repor o jogo, ficou bem legal!”, disse Fábio Sanches, do Água Santa. “Ficou muito bom! Obviamente é o início, mas é ajustável conforme os jogos acontecem. Achei positivo”, disse Cleiton, do Red Bull Bragantino.
“Funcionou muito bem, deu uma dinâmica bem melhor ao jogo de uma forma conjunta para os dois times”, afirmou Rafael Donato, do Novorizontino. “O jogo fica mais dinâmico, particularmente gostei”, avaliou Guilherme Mariano, da Inter de Limeira.
A FPF preparou um vídeo explicativo e uma cartilha enviada aos clubes detalhando o sistema.
En vivo
En vivo