Jogada10
·25 de abril de 2025
Melhora da preparação física será um dos principais desafios de Mano no Grêmio

Jogada10
·25 de abril de 2025
Após a sua partida de estreia no comando do Grêmio, no empate por 2 a 2 com o Godoy Cruz, Mano Menezes percebeu que terá outros desafios que vão exigir a maior parte da sua dedicação. O aprimoramento da preparação física é um dos aspectos que se encaixa neste contexto, além da consistência defensiva. O técnico do Imortal considera que a evolução deste atributo é essencial para a equipe superar os desempenhos irregulares.
“Os profissionais da Argentina estão acostumados a trabalhar em um calendário diferente do Brasil. São mais de 20 jogos a menos no ano. Então o que se faz para a característica do trabalho lá, com período de recuperação de jogo maior, não atende a nossa necessidade”, esclareceu o comandante:
“Com a diferença de treinos e dos conhecimentos que temos do futebol brasileiro, vamos, em doses homeopáticas, ganhar a cada treino de força e de explosão, que vai dar capacidade de disputa mais consistente aos jogadores”, acrescentou Mano.
O treinador acredita que esta questão física influenciou nos diversos duelos que os atletas do Grêmio perderam, uma situação que o incomodou. Assim, o profissional justifica que ainda há muitos elementos do trabalho de Gustavo Quinteros presentes no time. Como a nova comissão teve apenas dois treinamentos, apenas o tempo permitirá ajustar algumas necessidades. Entre elas, a dificuldade em dar segurança ao gol de Tiago Volpi.
Mano classificou o empate com o Godoy Cruz como justo e positivo pela dificuldade que o adversário impôs. Além de ter sido um embate fora de casa. O técnico ressaltou que as performances de Cristaldo e Cuéllar o agradaram. Portanto, haverá um planejamento para a recuperação física e da confiança da dupla, com maior minutagem.
Com relação ao colombiano, o entendimento é de que a preparação em seu retorno ao Brasil não foi o ideal, com a antecipação de etapas. Inclusive, que interferiram no período em que ficou ausente dos gramados por uma contusão muscular. A nova comissão técnica decidiu que vai conversar com todos os atletas do elenco. Neste sentido, há um indício de que Mano arriscará uma recuperação do meio-campista Nathan. Ele voltou a estar entre os relacionados, já que não fazia parte dos planos do antigo treinador.