Coluna do Fla
·18 de febrero de 2025
Não ao sintético! Gerson, Neymar, Gabigol e outros jogadores lançam campanha contra gramado artificial
![Imagen del artículo:Não ao sintético! Gerson, Neymar, Gabigol e outros jogadores lançam campanha contra gramado artificial](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fcolunadofla.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fcampanha-contra-gramado-sintetico.jpg)
Coluna do Fla
·18 de febrero de 2025
Um grupo de jogadores do futebol brasileiro iniciou, nesta terça-feira (18), um movimento pedindo o fim dos gramados sintéticos. Dentre os atletas do Flamengo que participam da campanha estão Everton Cebolinha, Arrascaeta, Gerson, Luiz Araújo, Matheus Gonçalves, Matheus Cunha e Pedro.
Além disso, nomes como Neymar (Santos), Philippe Coutinho (Vasco), Gabigol (Cruzeiro), Lucas Moura (São Paulo) e Thiago Silva (Fluminense), também aderiram à campanha. Por meio de publicação nas redes sociais, os jogadores criticam a qualidade dos gramados brasileiros e exigem uma solução.
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos. Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.
Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste. Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.
FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!”, diz o comunicado feito pelos jogadores.
Atualmente, os estádios da Série A de 2025 com grama sintética são: Allianz Parque (Palmeiras) e Nilton Santos (Botafogo). Além disso, o Maracanã e a Neo Química Arena (Corinthians) utilizam um gramado híbrido (natural e sintético). Por fim, o Atlético-MG iniciou obras para a colocação de grama sintética no estádio, ou seja, a Arena MRV passará a utilizar o piso neste ano.
Em dezembro de 2024, uma pesquisa realizada pelo ‘UOL’ ouviu 39 jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro de forma anônima. Destes, 71,8% não são a favor do gramado sintético. Desse modo, apenas 28,2% aprovam este tipo de piso.