MundoBola Flamengo
·7 de enero de 2025
MundoBola Flamengo
·7 de enero de 2025
A temporada 2025 do futebol brasileiro vai começar oficialmente para os times do Rio de Janeiro no próximo fim de semana, que marca a estreia do Campeonato Carioca deste ano. E o Flamengo, focado nos desafios que terá pela frente, vai disputar os quatro primeiros jogos da competição com um time alternativo, formado por jovens da base e outras peças menos aproveitadas. O "time B", entretanto, não é uma novidade para a torcida.
No Carioca de 2024, o Rubro-Negro — que terminou a competição como campeão — também disputou algumas partidas com elencos inteiramente alternativos: contra Nova Iguaçu, na segunda rodada, e Portuguesa, na quarta. E o MundoBola Flamengo traz abaixo onde está cada jogador que participou daquelas duas rodadas.
Enquanto isso, vale destacar, os atletas do elenco principal estarão com o técnico Filipe Luís nos Estados Unidos, onde a equipe vai conduzir a pré-temporada deste ano.
O primeiro duelo do tipo para o Flamengo no Carioca 2024 veio logo na segunda rodada, contra o Nova Iguaçu, em jogo que terminou 1 a 1. Carlinhos, hoje jogador do Rubro-Negro, marcou para os donos da casa, enquanto Thiaguinho foi às redes pelo Mais Querido.
Naquela partida, com Mário Jorge no comando, a equipe entrou em campo com Matheus Cunha, Ocampos, Gabriel Noga, Diegão e Zé Welinton; Evertton Araújo, Rayan Lucas e Lorran; Petterson, Werton e Thiaguinho. Ao longo do jogo, entraram Lucyan e Pedro Estevam.
Na quarta rodada, contra a Portuguesa, o Flamengo entrou em campo com um time alternativo mais uma vez. Em jogo de baixo nível técnico, porém, os times não conseguiram sair do 0 a 0 na Arena das Dunas, em Natal.
Naquela oportunidade, a escalação teve Matheus Cunha, Matheuzinho, Pablo, Diegão e Zé Welinton; Thiago Maia, Evertton Araújo, e Rayan Lucas; Lorran, Petterson e Werton. Entraram Ocampos, Iago, Weliton, Wallace Yan e Lucyan.
Aos 23 anos, o goleiro segue no Flamengo. Em 2024, chegou a participar de um rodízio com Tite, que o deixou como titular na Copa do Brasil e na Libertadores. Com a chegada de Filipe Luís, porém, Rossi se tornou o dono da posição, e o cria do Ninho foi para o banco. No total, disputou 12 partidas, com oito vitórias, dois empates e duas derrotas.
Lateral-direito de ofício, o paraguaio Santiago Ocampos disputou apenas os dois jogos do Carioca 2024 pelo Flamengo antes de se transferir ao Operário, da Série B do Campeonato Brasileiro. Por lá, atuou 11 vezes na segunda divisão.
Após o Carioca de 2024, o zagueiro foi emprestado ao Leixões, de Portugal, e acabou comprado para a temporada 2024/2025. Atualmente, se encontra em um novo empréstimo, desta vez da equipe portuguesa para o Oliveirense (POR), da segunda divisão, até o fim de junho. O contrato com o Leixões vai até 2027.
Mais um que partiu para o futebol português após o fim do estadual, o zagueiro atua pelo Paços de Ferreira, time pelo qual assinou contrato até o fim de junho de 2027. Na temporada atual, já entrou em campo 14 vezes e marcou um gol — justamente contra o Oliveirense, de Noga.
Aos 20 anos, o lateral-esquerdo nascido em 2004 segue na base do Flamengo e faz parte do elenco que será comandado por Cleber dos Santos nas quatro rodadas iniciais do Carioca.
Jogador que mais obteve sucesso após a participação no Carioca de 2024, o volante se consolidou entre os profissionais e, em 2025, faz parte do grupo que vai realizar a pré-temporada nos Estados Unidos. No ano passado, entrou em campo pelo time principal 25 vezes e marcou um gol, em duelo contra o Athletico-PR no Campeonato Brasileiro. Em dezembro, renovou contrato até 2028.
Assim como Zé Welinton, o meia segue no grupo alternativo que vai jogar os primeiros quatro jogos do Carioca. Em 2024, foi peça constante no elenco do sub-20, inclusive permanecendo os 90 minutos em campo na final do Mundial, contra o Olympiacos (GRE).
Seguiu o caminho de Evertton Araújo e passou a ser aproveitado com mais frequência no time profissional, no qual estreou em 2023. No total, aos 18 anos, participou de 27 jogos, com um gol e três assistências. Ao contrário do volante, porém, faz parte do grupo que vai disputar o início do Estadual com time alternativo.
O atacante teve um 2024 movimentado após os dois jogos no Carioca pelo Flamengo. Primeiro, Petterson foi emprestado ao Athletico-PR, mas só fez um jogo e partiu para um novo empréstimo, desta vez no sub-23 do Estrela Amadora (POR). Depois de atuar em quatro jogos entre os profissionais, voltou ao Brasil e vai vestir a camisa do Juventude em 2025. No entanto, o jogador segue pertencendo ao rubro-Negro, com quem tem contrato até 2027.
Estreante no profissional ainda em 2021, Werton disputou mais dois jogos em 2024 além do Carioca, contra Cruzeiro e Cuiabá, no Campeonato Brasileiro. O ponta, porém, foi vendido ao Leixões, de Portugal, em seguida. Na atual temporada, entrou em campo 19 vezes, com quatro gols marcados e duas assistências na segunda divisão.
Formado pelo Náutico, Thiaguinho chegou ao Flamengo ainda em 2020, mas só disputou 12 jogos entre os profissionais com a camisa do clube. Em 2024, foi emprestado ao Treze, pelo qual atuou 30 vezes e marcou 14 gols. Após a boa temporada, está de volta ao Flamengo e também participa do elenco que vai disputar as primeiras rodadas do Carioca.
Após as duas partidas pelo Carioca, Lucyan voltou ao sub-20 e emendou mais 31 partidas em 2024. Aos 18 anos, o lateral-direito é outro que vai receber oportunidades nos primeiros jogos do Estadual de 2025.
Jogador da Ferroviária, o atacante Pedro Estevam disputou o jogo contra o Nova Iguaçu e foi enviado ao sub-20 rubro-negro para o restante da temporada. Após uma goleada por 6 a 0 sobre o Boavista no Carioca da categoria, em junho, o atleta retornou à base da Ferroviária e se encontra na disputa da Copa São Paulo de 2025. Logo na estreia, marcou dois gols na goleada de 8 a 0 sobre o Jaciobá e atuou os 90 minutos no 0 a 0 com o CEFAT.
Depois de quatro temporadas pelo Flamengo e mais de 100 jogos, Matheuzinho foi deslocado para o time alternativo do Carioca em 2024, enquanto negociava com o Corinthians, e só entrou em campo contra a Portuguesa. Vendido ao time paulista, disputou outros 51 jogos em 2024 e marcou dois gols, além de uma assistência. Tem contrato com o Timão até o fim de 2028.
A partida contra a Portuguesa foi a única de Pablo pelo Flamengo em 2024, já que o zagueiro foi emprestado ao Botafogo em seguida. No entanto, devido às constantes lesões, também não conseguiu atuar com a camisa alvinegra e entrou em campo uma única vez. Com isso, fechou 2024 com um total de duas partidas disputadas. De volta do empréstimo, faz parte do elenco alternativo do Rubro-Negro para o Estadual.
Mais um a atuar pelo Flamengo enquanto negociava com outra equipe, Thiago Maia só jogou contra a Portuguesa antes de partir para o Internacional. Ao longo do ano, disputou 32 partidas, marcou dois gols e quatro assistências. Neste momento, negocia com o Santos, time que o formou para o futebol, um retorno para a temporada 2025.
Após o duelo contra a Portuguesa, Iago voltou ao sub-20 e teve um ano forte, participando das conquistas de Libertadores e Mundial. Com 39 jogos disputados, o defensor marcou 10 gols e se notabilizou por também ser uma ameaça no ataque. Relacionado para uma série de duelos no time principal, não chegou a entrar em campo. É o único jogador do sub-20 rubro-negro convocado para o Sul-Americano da categoria e alimenta grandes expectativas, mas tem contrato apenas até o fim deste ano. Está na lista do time que vai abrir o Carioca.
Atleta do Juventude, Weliton foi emprestado ao Flamengo e jogou contra a Portuguesa, mas logo foi enviado ao sub-20 para a disputa da temporada. No entanto, se despediu do Rubro-Negro ainda em julho e foi emprestado ao Botafogo, time pelo qual completou o ano. Centroavante, o jogador de 19 anos deve permanecer no Rio de Janeiro até o fim de junho.
Aos 19 anos, o atacante está novamente na lista que vai disputar os primeiros jogos do Carioca em 2025. No ano passado, além das duas partidas no Estadual, jogou outras 38 pelo sub-20, onde obteve números de destaque: 12 gols e 10 assistências, um total de 22 participações em gols.