MundoBola Flamengo
·8 de mayo de 2025
'Padrão Tite e Vitor Pereira': Piperno dispara contra desempenho do Flamengo na Libertadores

MundoBola Flamengo
·8 de mayo de 2025
Olhando o trabalho de Filipe Luís como um todo, dado o contexto e a fase inicial que o treinador se encontra na carreira, pode se dizer que é quase irretocável o que faz o técnico. No entanto, o desempenho na Libertadores incomoda, com o comentarista Fábio Piperno chegando a comparar com Tite e Vitor Pereira.
Piperno elogia a evolução do Flamengo principalmente ao que foi mostrado em boa parte do ano passado, com Tite especialmente. No entanto, ressalva, que quando se trata de Libertadores, o trabalho parece o mesmo de outros treinadores que passaram no Mengão e não deixaram um bom legado.
"O tempo passa e tal, está certo que o Flamengo, no final do ano passado para cá, mostrou alguns grandes momentos. Todo mundo viu, todo mundo elogiou e tal. Mas o padrão Libertadores até aqui é o mesmo do Tite, Vitor Pereira, dessa turma toda que trabalhou no Flamengo nos últimos tempos", disse Piperno.
O comentarista chama atenção para como principalmente, dentro de um grupo considerado fraco, o Flamengo só conquistou uma vitória.
"Em quatro jogos até aqui, sem ter enfrentado nenhuma potência mediana que fosse do futebol da América do Sul, ele ganhou um jogo, um único jogo. É ruim hein? E graças ao glorioso Juninho ainda", disparou.
Em 2024, com Tite, o Flamengo passou em segundo num grupo com Bolívar, Palestino e Millonarios. Nas oitavas superou o próprio Bolívar, caindo nas quartas para o Peñarol.
Já Vitor Pereira, comandou apenas uma partida do Flamengo na Libertadores de 2023, perdendo para o Aucas (PER) e sendo demitido posteriormente.
Mesmo com um futebol que não vence e nem convence na Libertadores, correndo risco de não se classificar para a próxima fase, Piperno aponta que justamente no grupo, o Mengão tem uma notícia boa.
Analisando a matemática do grupo C, a tendência, caso o Flamengo ganhe seus jogos no Maracanã, é que ao fim da primeira fase, Central Córdoba, LDU e Rubro-Negro, todos estejam empatados com 11 pontos. Ou seja, a classificação seria definida pelos critérios de desempate.
Isso é bom para o Flamengo, de acordo com o comentarista, pois mantém viva essa chama de esperança pela classificação, que teria esvarrido caso perdesse o jogo dessa quarta (7), por exemplo.
"A matemática hoje, ela mostra que pelo menos uma boa notícia o Flamengo teve. A LDU ganhava por 3 a 0, o jogo acabou 3 a 2. Por isso, há uma grande possibilidade que esse grupo termine com o tríplice empate. Todo mundo com 11 pontos. E isso é bom para o Flamengo", definiu.