Pedro Proença Confirma Candidatura à Presidência da Federação Portuguesa de Futebol | OneFootball

Pedro Proença Confirma Candidatura à Presidência da Federação Portuguesa de Futebol | OneFootball

Icon: DomíniodeBola

DomíniodeBola

·18 de diciembre de 2024

Pedro Proença Confirma Candidatura à Presidência da Federação Portuguesa de Futebol

Imagen del artículo:Pedro Proença Confirma Candidatura à Presidência da Federação Portuguesa de Futebol

Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias, anunciou oficialmente a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O anúncio foi feito esta quarta-feira durante a 13.ª edição da Cimeira de Presidentes da LPFP, realizada na nova sede do organismo no Porto.

Apoios de Peso no Futebol Português

O ex-árbitro internacional, de 54 anos, revelou que a decisão foi motivada por “vários apelos” recebidos de agentes do futebol português. Entre os apoios já confirmados estão clubes de peso como o Sporting, Benfica, FC Porto e SC Braga, além da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e dos 20 delegados dos clubes profissionais com direito de voto.


OneFootball Videos


Pedro Proença destacou que a sua candidatura é uma continuidade do trabalho desenvolvido na LPFP ao longo de uma década:

“Recebi o incentivo dos clubes de futebol profissional que entendem que este compromisso é a continuação daquele que assumi há dez anos.”

Competências e Promessas

Pedro Proença garantiu ter as competências necessárias para liderar o futebol português e prometeu formar uma equipa capaz de enfrentar os desafios do setor. Apesar disso, o agora candidato afirmou que as linhas programáticas da sua candidatura só serão apresentadas após a validação formal da mesma.

“Até lá, continuarei focado nas minhas funções como presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e das Ligas Europeias.”

Uma Carreira de Destaque

Proença é conhecido pelo seu extenso currículo no futebol. Árbitro entre 1998 e 2015, foi distinguido como Melhor Árbitro do Mundo em 2012 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) e como Melhor Árbitro Português do Século pela FPF em 2015. Desde 2015, tem liderado a LPFP, tornando-se o primeiro presidente a cumprir três mandatos consecutivos.

Em novembro de 2023, acumulou ainda a posição de dirigente máximo da Associação de Ligas Europeias, consolidando a sua influência no futebol europeu.

Eleições e Concorrência

As eleições para a presidência da FPF estão marcadas para 14 de fevereiro de 2025, com 84 delegados responsáveis pelo escrutínio. Estes incluem 29 membros por inerência, como os presidentes das associações regionais e distritais, e 55 representantes dos clubes, jogadores, técnicos, árbitros e outros agentes do futebol.

Pedro Proença junta-se a Nuno Lobo, advogado que anunciou a sua candidatura em outubro, na corrida para suceder a Fernando Gomes, que lidera a FPF desde 2011 e está a cumprir o seu último mandato permitido por lei.

Um Futuro em Jogo

A candidatura de Pedro Proença marca um momento decisivo para o futebol português, prometendo dar continuidade ao legado de desenvolvimento e inovação que tem pautado a sua carreira como dirigente.

Ver detalles de la publicación