OneFootball
·27 de diciembre de 2024
OneFootball
·27 de diciembre de 2024
O ano está acabando e é sempre bom lembrar o que foi feito de bom.
Mas também é necessário recordar o que não deu certo para, quem sabe, evitar novos erros.
Por isso, nós aqui do OneFootball listamos as 10 piores transferências do futebol brasileiro em 2024.
Dá uma olhada e aproveita para comentar se está de acordo com a nossa lista ou se faltou alguém!
Com uma Copa do Mundo disputada no currículo, além de passagens marcantes por Atlético de Madrid e Chelsea, Diego Costa chegou ao Grêmio com a inglória missão de substituir Luís Suárez.
Mas, ainda que o início da caminha tenha sido animador, com seis gols em seis jogos do Gaúchão, o centroavante hispânico/brasileiro de 36 anos não conseguiu fazer o que se esperava dele. Apenas um gol no Brasileirão e outro na Libertadores.
Mesmo chegando ao Tricolor Gaúcho a custo zero, a sensação é que poderia ter entregue mais. Seu futuro no clube não está garantido, podendo ser dispensado após a chegada do técnico argentino Gustavo Quinteros.
📸 Heuler Andrey - 2024 Getty Images
Apesar da vitoriosa carreira, sendo ídolo no Corinthians, Renato Augusto chegou a custo ao Fluminense, que tentava repetir a "fórmula de sucesso" da temporada passada, quando contou no elenco com muitos jogadores veteranos.
Mas, dessa vez, a aposta deu muito errado. Em 32 jogos na temporada, o meia marcou apenas um gol e deu uma assistência pelo Tricolor Carioca, sendo banco tanto com Fernando Diniz quanto com Mano Menezes.
Com 36 anos, Renato Augusto tem contrato com o Fluminense até dezembro de 2025 e deve encerrar a carreira ao fim da temporada.
📸 Wagner Meier - 2024 Getty Images
O torcedor colorado sonhou com a contratação de Alario em 2024, ainda mais depois da decepção dos gols perdidos por Enner Valencia na temporada anterior.
Mas o resultado não foi como o esperado, mesmo que o investimento tenha sido de menos de 1 milhão de euros para o Eintracht Frankfurt.
Em 36 jogos em 2024, o centroavante argentino de 32 anos marcou apenas cinco gols. Nenhum no Brasileirão!
Mesmo com contrato com o Inter até dezembro de 2025, Alario deve retornar à Argentina, provavelmente, para defender o River Plate, clube pelo qual ganhou projeção nacional e internacional, entre 2015 e 2017.
📸 MIGUEL SCHINCARIOL - AFP or licensors
O meia-atacante uruguaio foi uma das "grandes contratações" do início da temporada do Fluminense, que pagou 2,6 milhões de euros ao Pachuca, do México.
Mas David Terans esteve muito, muito longe de agradar o torcedor tricolor, que tinha na mente a lembrança das boas atuações pelo Athletico-PR, entre 2021 e 2023.
Fato é que Terans não emplacou, nem com Fernando Diniz nem com Mano Menezes, ficou no banco de reservas a maior parte da temporada e marcou apenas um gol em 17 jogos.
Com contrato com o Fluminense até dezembro de 2026, deve seguir no clube, ainda que não seria de se surpreender se estivesse na "barca" que deve partir de Laranjeiras.
📸 Wagner Meier - 2024 Getty Images
Um caso clássico de uma escolha errada na carreira.
Depois de fazer uma boa temporada 2023 pelo São Paulo, sendo importante na conquista inédita da Copa do Brasil e até querido pela torcida, Caio Paulista escolheu "pular o muro".
O lateral-esquerdo não topou a renovação de contrato com o Tricolor Paulista e acabou acertando com o rival Palmeiras, que pagou 3,45 milhões de euros ao Fluminense para contar com os serviços do jogador de 26 anos.
Caio Paulista viu o São Paulo ser campeão da Supercopa do Brasil justamente contra o Palmeiras e ainda não marcou nenhum golzinho pelo Verdão em 2024. Em 39 partidas, deu apenas três assistências. Nem sequer conseguiu ser titular da equipe.
O jogador tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2028 e deve seguir tentando convencer o técnico Abel Ferreira a ter mais oportunidades.
📸 Alexandre Schneider - 2024 Getty Images
Sim, foi uma "oportunidade de mercado" que chegou ao Palmeiras a custo zero. Mas esperava-se mais do atacante que voltou ao Brasil como presente à torcida para "substituir" Endrick.
Mesmo chegando em julho, Felipe Anderson não conseguiu "performar" em nenhum momento, inclusive, sendo muito criticado pelos torcedores por decisões equivocadas na Libertadores e nos jogos decisivos do Brasileirão.
Em 24 jogos pelo Verdão, apenas dois gols e duas assistências. O atacante de 31 anos tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2027 e deve seguir na equipe.
📸 Heuler Andrey - 2023 Getty Images
Sim, o Coutinho voltou e até querendo demais. Mas, certamente, o torcedor cruz-maltino esperava mais do ídolo.
Grande "presente" para a torcida em julho, como empréstimo do Aston Villa, após uma passagem frustrante pelo futebol do Catar, Coutinho demorou a engrenar no Vasco.
O meia-atacante de 32 anos demorou a marcar em seu retorno ao clube formador após 14 anos e também a conseguir uma simples vitória pelo Cruz-Maltino.
Em 18 jogos, entre Brasileirão e Copa do Brasil, apenas três gols e uma assistência.
Philippe Coutinho tem contrato com o Vasco somente até junho de 2025, quando acaba o empréstimo com o Aston Villa. Seu futuro após esta data, no entanto, é um mistério.
📸 Wagner Meier - 2024 Getty Images
Outro caso de um ídolo que retornou ao clube de formação, mas não conseguiu desempenhar.
Bernard voltou ao Atlético-MG em julho, a custo zero, após passagem pelo futebol da Grécia.
Após iniciar seu recomeço no Galo sendo titular com o técnico Gabriel Milito, acabou indo para o banco de reservas. Em 26 jogos pelo Atlético-MG, NENHUM GOL e ZERO ASSISTÊNCIA.
O atacante de 32 anos tem contrato com o Galo até dezembro de 2027, então ainda tem tempo de reconquistar a torcida atleticana.
📸 DOUGLAS MAGNO - AFP or licensors
O Corinthians desembolsou 4,5 milhões de euros, no início do ano, para contratar Pedro Raul junto ao Toluca, do México.
Certamente, um grande investimento para o clube, que precisava de um centroavante de "confiança", já que Yuri Alberto, na época, não vivia boa fase e era muito criticado pela Fiel.
Mas o "sonho" virou pesadelo. O centroavante de 28 anos virou banco de reservas e, em 32 jogos, marcou apenas três gols.
Pedro Raul tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2028 e, até o momento, não há notícias se o clube pretende se desfazer do jogador ou dar uma nova oportunidade na temporada 2025.
📸 Wagner Meier - 2024 Getty Images
Mais uma vez, o Fluminense tentou repetir a "fórmula de sucesso" de 2023 ao contratar um veterano.
Entretanto, a estratégia também não deu certo.
Douglas Costa chegou ao Tricolor Carioca a custo zero em janeiro, após ficar sem clube em outubro de 2023, mas acabou deixando o Fluminense em agosto.
Em 22 jogos, NENHUM GOL e apenas uma assistência.
Depois de sair do clube carioca, o atacante de 34 anos foi contratado pelo Sydney FC, da Austrália.
📸 PABLO PORCIUNCULA - AFP or licensors
📸 Buda Mendes - 2024 Getty Images