Vozes do Gigante
·20 de mayo de 2025
Revelados novos bastidores sobre o título mundial do Inter

Vozes do Gigante
·20 de mayo de 2025
Em entrevista exclusiva ao programa Área Técnica, o ex-técnico do Inter, Abel Braga, relembrou o título da Copa do Mundo de Clubes da FIFA que o Colorado conquistou em 2006, contra o Barcelona. O treinador explicou a estratégia utilizada na partida e os pontos fracos observados em jogos onde a equipe da Espanha foi derrotada naquela temporada.
Uma das características da equipe europeia foi o protagonismo do brasileiro Thiago Motta na construção das jogadas do Barcelona. Para isso, Abel pediu ao Fernandão para marcar o volante, já que todas as bolas que saíam da defesa passavam pelos pés do meia.
“Descobrimos um detalhe. Foi o Roberto (Moreno, observador do Inter). Todas as bolas que saem da defesa do Barcelona passam no Thiago Motta. Ali começava tudo. Ele ficava ali no meio dos dois zagueiros e distribuía o jogo. Falei: Fernandão, esse jogo vamos deixar o Iarley e o Pato solto. Sem bola, eu não quero que tu roube bola do Thiago Motta. Só quero que fique perto dele para ele não receber”, revelou Abel Braga.
Além da estratégia tática, o treinador ressaltou a importância de manter a confiança do elenco para o confronto, por isso, não mostrou jogos onde o Barcelona venceu. Na época, foram analisados apenas as partidas onde a equipe espanhola saiu derrotada, para mostrar que era possível o Inter vencer o confronto.
“Nós queríamos mostrar onde eles sofreram os gols e não mostramos nenhum vídeo que eles ganharam. Mostramos três que eles perderam. Porque é a hora que eu ia puxar no vestiário. Depois que eu incendiei, o Fernandão incendiou. Se vai ter medo de jogar, nem entra. Fica aqui. Olha aqui esse gol, sempre no mesmo lugar”, relembrou.