Sporting vence 10.º Campeonato de Lisboa com goleada frente ao Benfica | OneFootball

Sporting vence 10.º Campeonato de Lisboa com goleada frente ao Benfica | OneFootball

Icon: Leonino

Leonino

·12 de febrero de 2025

Sporting vence 10.º Campeonato de Lisboa com goleada frente ao Benfica

Imagen del artículo:Sporting vence 10.º Campeonato de Lisboa com goleada frente ao Benfica

Em 1936, o Sporting sagrou-se Campeão de Lisboa pela terceira vez consecutiva, chegando ao seu 10º título, record na altura

|


OneFootball Videos


Há precisamente 89 anos, no dia 12 de fevereiro de 1936, o Sporting bateu o Benfica, por 4-1, e conquistou o seu 10.º Campeonato de Lisboa e o terceiro de forma consecutiva. Neste dia, recordamos o triunfo do Clube de Alvalade no dérbi eterno, numa partida em que Francisco Ferreira Lopes esteve em destaque, ao apontar dois golos.

Aos 28 minutos, Manuel Soeiro abriu o marcador, sendo que Francisco Ferreira Lopes (66' e 90') e Rui Carneiro (79') apontaram os tentos seguintes dos verdes e brancos. Pelo meio, os encarnados ainda reduziram por intermédio de Vítor Silva, aos 70 minutos, mas a superioridade leonina foi evidente até ao apito final.

Na fase regular da prova, Sporting e Benfica haviam terminado empatados, com 26 pontos ao cabo de 10 encontros (oito vitórias e duas derrotas). Os leões perderam os dois jogos com as águias (2-1, em casa, e 4-0, fora), enquanto o clube da Luz somou derrotas diante do União de Lisboa (3-1, fora de portas) e Belenenses (3-2, em casa).

O Campeonato de Lisboa contou, ao todo, com 41 edições, que se realizaram entre a temporada 1906/07 e 1946/47. Apesar do primeiro triunfo do Sporting na prova ter surgido apenas na nona edição da competição, em 1914/15, os verdes e brancos são o emblema que mais vezes venceu a prova, registando 18 títulos.

Contas feitas, e tendo em conta que o Sporting participou em 40 edições do Campeonato de Lisboa, o Clube de Alvalade venceu quase 50% dos troféus desta prova. O Benfica surge no segundo lugar, com 10 triunfos, seguido pelo Belenenses, com seis, o Carcavelos, com três, e o Vitória de Setúbal, com dois, o CIF, com um, e o Casa Pia, com um.

Ver detalles de la publicación