MundoBola Flamengo
·23 de febrero de 2025
'Tem que ter multa': Filipe Luís se posiciona em debate de gramado sintético x natural

MundoBola Flamengo
·23 de febrero de 2025
Durante a coletiva após a conquista da Taça Guanabara, neste sábado (22), Filipe Luís se manifestou no debate sobre gramados sintéticos e naturais que tomou o futebol brasileiro nas últimas semanas. O ídolo rubro-negro garantiu que prefere campos de grama natural, mas destacou a importância da instauração de um sistema que obrigue clubes a disponibilizarem bons gramados e concordou com o discurso de Abel Ferreira sobre ser um melhor o campo artificial ao sem qualidade.
"Muito importante que os jogadores se unam. O Futebol é dos jogadores. Vi a entrevista do treinador do Palmeiras, o Abel, e eu concordo em tudo que ele falou. Talvez foi a primeira pessoa que não colocou política no meio. Eu penso o seguinte, Série A tem que ser regulamentado tem que ter exigências gramado natural e bom. Tem que ter multa se não estiver bom. Aqui eu vejo desculpas sobre o clima Na Arábia e no Catar é 50 graus e o gramado um tapete. É investimento", iniciou o comandante.
Filipe argumentou dando o exemplo do que encontrou nas categorias de base do Flamengo. Ele entendeu que é preferível um campo sintético do que as péssimas estruturas que encontrou no comando tanto do sub-17 quanto do sub-20, afirmando que a falta de qualidade compromete a preparação da equipe para os jogos.
"Poucas pessoas têm coragem de bater de frente e bater. O Brasil cresce a passos lentos porque falta gente mais agressiva com essas questões. O Abel não passou por algo que eu passei: o sub-17 do Flamengo. Para jogar nos campos que o sub-17 joga no Carioca, Copa Rio, até no sub-20, é melhor um sintético. Não tenho dúvida. O que adianta preparar o plano de jogo, saída de bola com goleiro e volantes dentro da área para chegar em um gramado onde a bola não anda, os jogadores não conseguem correr. Não é humano", complementou.
Para exemplificar o que precisa acontecer no futebol brasileiro, Filipe Luís lembrou que também encontrou campos muitos ruins quando chegou ao futebol espanhol no início de sua carreira. Mas um presidente da LaLiga decidiu mudar esse cenário ao instaurar multas para os times com gramados ruins.
Nesse momento, deu a entender desconforto com o baixo público no Maracanã ao dar ênfase que há multas também para equipes que não lotam seus estádios. Além de elencar os cinco melhores gramados do Brasil.
"Para vender nosso produto para fora do país, sim, grama natural. Não tenho dúvida que os jogadores de Palmeiras e Botafogo prefere. O Abel falou que tem um top, mas eu acho que tem mais: Internacional, o Corinthians é o melhor do Brasil, São Paulo no Morumbi, Juventude é muito bom, Coritiba e estou esquecendo algum. Precisamos regulamentar. Altíssimo investimento em gramado. Na Espanha eu também peguei muitos gramados ruins até chegar o presidente da LaLiga e obrigar um gramado bom. E encher o estádio! É obrigatório encher o estádio, aí que se virem os clubes ou são multados.
O treinador do Mengão afirmou que o Maracanã apresentou melhora após as críticas feitas pelos atletas rubro-negros nas últimas semanas. Contudo, diz entender que a quantidade de jogos no Templo Sagrado inviabiliza a manutenção dessa qualidade durante toda a temporada. A solução apontada é trocar a grama assim que começar a ficar ruim, ainda que isso resulte no fechamento do estádio por alguns dias.
Já mudaram muitas coisas, mas ainda estamos atrás. É evidente. Somente pessoas com coragem para tomar decisões para mudar nosso campeonato. O Maracanã está melhor. Quando acontecem problemas como o do Thiago Silva, que se machucou, e nossos jogadores também reclamaram do campo, são tomadas atitudes. A empresa deixou o gramado mais macio. Mas, claro, o Maracanã foi o estádio com mais jogos do mundo. Não existe gramado que aguente. Mas precisa de planos, quando o gramado estiver ficando ruim vai e coloca outro. É investimento. Quem ganha com isso é o espetáculo.
En vivo
En vivo