Leonino
·17 de abril de 2025
Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Moreirense

Leonino
·17 de abril de 2025
Rui Borges, timoneiro do Sporting, fez antevisão ao duelo com o Moreirense - Eis tudo o que disse o técnico verde e branco
|
Rui Borges falou aos jornalistas esta quinta-feira, 17 de abril, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic entre Sporting e Moreirense, agendado para amanhã, no Estádio José Alvalade. Leia, abaixo, tudo o que disse o treinador dos leões.
Lotação esgotada no Sporting - Moreirense
"É muito importante a presença dos adeptos na chegada ao aeroporto, no estádio. Tem sido assim desde que chegámos ao Sporting, tem havido esse apoio massivo, de nos fazerem sentir e acreditar. Eles que acreditem, porque nós acreditamos desde o primeiro dia. Os jogadores também acreditam, com ou menos qualidade, mas acreditam. Peço que os adeptos acreditem tanto como nós e que continuem a onda verde nas últimas cinco finais, que começam com o Moreirense."
"Morita está fora deste jogo, ainda, mas será importante, em campo, nesta reta final. Acreditamos que voltará muito em breve."
"Quem me dera poder contar com o Pote, mas esteve cinco meses parado. Requer esse cuidado a nível físico. Está longe de ser titular, vamos andar contra esse tempo e acredito que será muito importante para o que resta do campeonato."
"O treinador do Sporting está preocupado com o que controla, que é focar-se no jogo com o Moreirense. Ganhou ao Sporting em casa, ganhou ao FC Porto, empatou com o Benfica... foi ao Estádio da Luz perder 1-0, mas fez talvez o melhor jogo da época. É uma equipa competitiva, muito organizada, com rotinas muito próprias, tranquila no momento defensiva, perigosa nas bolas paradas e temos de estar preparados para o Moreirense e não com o ruído à volta do resto"
"O Pote dá-nos soluções, mas fisicamente, com dois médios, ele está ainda longe. Está numa pré-época, porque é preciso uma capacidade física muito grande neste sistema. Dói-lhe tudo menos a zona da lesão, porque está cansado, mas está focado em ajudar e para voltar. Ele está na mesma página de acreditar, porque quer ajudar, independentemente do tempo e isso deixa-me feliz."
"Não me vou alongar muito sobre o Harder, festejou uma vitória e não provocou ninguém. O árbitro viu de outra forma. Mas acredito que vá ser revertida a decisão porque tudo é claro. As imagens são claras, tudo o que se passou no jogo foi bastante claro."
"Bate um pouco na mentalidade da nossa sociedade. Quando as coisas não correm como queremos dá-se sempre demérito aos outros. Quero muito ser campeão. Os adeptos e os jogadores também e vamos festejar com todo o mérito, se acontecer, porque é mais que merecido, por tudo o que já passamos, os jogadores já passaram. Eles merecem muito ser felizes e acredito que isso vá acontecer."
"Não me foco com o passado. Foco-me no presente e no que vem pela frente. Se eu entrei, foi porque essas jornadas não correram assim tão bem quanto isso. Foi num momento em que o Sporting perdeu mais pontos. Estou focado naquilo que é o Sporting e não no Benfica. Estou focado no que controlo, no Moreirense e vamos um jogo de cada vez. Não há futurologia e não há jogos fáceis porque todas as equipas são competitivas e querem tirar pontos."
"Estrelinha dá trabalho. Há sempre trabalho. Quem for mais competente até final será campeão, já o disse. Queremos ser competentes, queremos ser campeões, e acreditamos que podemos ser felizes. A ambição, o querer, o compromisso estão lá sempre com os jogadores. Quanto ao slogan, os adeptos têm falado por nós, não precisamos de slogan para esta reta final, precisamos é que acreditem tantos como nós, que continuem a criar esta onda verde que é cada vez maior e queremos isso. É sempre possível sermos maiores e melhores em todos os aspetos."
"O Zeno tem correspondido numa posição que não era a dele. Claro que não é um Morita, não podemos esperar certas coisas porque os jogadores têm características diferentes. O Moreirense abriu-me as portas da 1.ª liga e devo-lhe muito. É uma equipa competitiva, tem jogadores que podem ter boas tomadas decisão, com bolas paradas bem trabalhadas, temos de estar preparados para isso, a transição e as bolas paradas."
"A parte mental do atleta está boa, quer ajudar a equipa e recuperar o mais rápido da equipa. O problema é o que trouxe da seleção. Em breve, dará um contributo à equipa e ele está motivadíssimo, ainda tem jogos para isso. É um jogador que admito muito e em termos mentais está muito focado. Em relação ao Harder é um momento do jogo, é explícito o que ele não fez, apenas festejou a vitória com os nossos adeptos, nunca a provocar o adversário. É natural festejarmos."
"Tem treinado bastante com a equipa principal, está a tentar adaptar-se aos poucos e perceber as dinâmicas. Tem muito potencial, acreditamos muito nas capacidades dele e conseguimos trazê-lo antes do final da época, para conhecer colegas e tem dado uma muito boa resposta. Tem interagido muito bem com os colegas, ganha duelos e é muito bom no 1 para 1. Vai ser um jogador que se vai ouvir falar muito no futuro."
"Os jogadores têm cláusulas, é uma questão que me ultrapassa. O Hjulmand faz parte do plantel. Mas sim, ele pode jogar em qualquer campeonato, pelo caráter, personalidade, é muito bom, vão aparecer rumores de muitas equipas. Em relação ao Vagiannidis, não vou fazer comentários sobre um jogador que não faz parte dos quadros do Sporting".