Gremistas
·29 de noviembre de 2024
Gremistas
·29 de noviembre de 2024
O Grêmio tentará o seu oitavo título em sequência no Campeonato Gaúcho, que na sua edição de 2025, terá uma nova fórmula e tempo de duração reduzido. Com previsão de início em 22 de janeiro, o torneio estadual renderá uma importante quantia em dinheiro para o tricolor.
Disputar a fase de grupos, e possivelmente o mata-mata do Gauchão, significará o incremento de 10 milhões de reais a mais nos cofres do Grêmio nos primeiros meses da temporada, onde a arrecadação geralmente é mais baixa. O valor é referente aos direitos de transmissão da competição, que será pago, nesta quantia, somente para a dupla Gre-Nal.
Em 2025, o Grêmio buscará igualar o recorde do rival Internacional, entre 1969 e 1976, ao tentar conquistar o octa do Campeonato Gaúcho. Tendo sido campeão de 2018 a 2024, o tricolor pretende, também, se aproximar do rival no número total de títulos. Atualmente, o Grêmio possui 43 conquistas, enquanto o Internacional ostenta 45 taças.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Para a temporada de 2025, o Campeonato Gaúcho adotará uma nova fórmula e terá uma redução no número de jogos devido à interrupção do calendário no meio do ano para a realização do novo Mundial de Clubes da FIFA. Eis a nova estrutura para 2025:
A primeira fase será de turno único, consistindo em oito partidas contra equipes de outros grupos. Grêmio, Internacional e Juventude serão os cabeças de chave. Os líderes de cada grupo, juntamente com o melhor segundo colocado, avançarão para as semifinais.
Os clubes que ficarem entre o quinto e o oitavo lugares disputarão um quadrangular, valendo uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Os demais times participarão de um quadrangular para evitar o rebaixamento. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.