Jogada10
·29 de noviembre de 2024
Jogada10
·29 de noviembre de 2024
Apesar de viver período ruim em sua história num recorte dos últimos 20 anos, o Vasco segue com prestígio no mundo da bola. E o clube terá representação no prêmio “Fifa The Best Football Awards”, que ainda não tem data definida para ocorrer. Será através de Guilherme Gandra, o pequeno Gui, torcedor símbolo do clube desde 2023.
Ele concorre ao prêmio “torcedor do ano” com o mexicano José Armando Gusman Mendoza (póstumo) e com o escocês Craig Ferguson. A votação está em aberto para o público geral através do site oficial da Fifa.
Em junho de 2023, Guilherme Gandra Moura, à época com oito anos, que sofre de uma rara condição genética conhecida como epidermólise bolhosa, foi colocado em coma após uma pneumonia. Ele acordou após 16 dias, com o vídeo dele e de sua mãe se reencontrando rapidamente se tornando viral.
Vascaíno fanático e fã de Gabriel Pec, hoje no LA Galaxy (EUA), rapidamente ganhou o mundo da bola por seu carisma e amor ao clube do coração. Assim que Gui deixou o hospital, conheceu o resto do time e começou uma amizade com Pec e parte do elenco, passando a participar de eventos no clube. Ele até entrou em campo com o ídolo (e amigo) no jogo entre Vasco e Atlético-MG, pelo Brasileirão de 2023, no Maracanã.
A repercussão era tamanha que o torcedor começou a receber presentes de jogadores de fora do Brasil, além de convites para conhecer a Seleção Brasileira, a casa de Neymar e até mesmo o presidente Lula. Para além do futebol, Gui trouxe luz, assim, à luta por melhores condições às pessoas com epidermólise bolhosa. Muito por conta de sua mãe, Tayane Gandra, foi sancionada a “Lei Gui” no estado do Rio de Janeiro, que prevê o pagamento de pensão e custeamento de medicamentos, curativos e outras despesas a portadores da doença.
Fifa anuncia os nominados para prêmio de “Torcedor do Ano” – Foto: Divulgação/FIFA
José Armando, mexicano fanático pelo Cruz Azul, tinha leucemia desde os cinco anos de idade. Enfrentou sua doença de frente com coragem e bravura por nove anos, inspirando uma nação e um clube de futebol. José, porém, faleceu em 23 de abril deste ano, com apenas 14 anos.
Pouco antes de sua morte, Uriel Antuna, do Cruz Azul, comemorou um gol contra o Chivas levantando uma camisa onde estava escrito “Negui” – uma referência ao seu apelido inspirado em anime.
Este torcedor escocês percorreu o caminho mais longo até a Euro 2024, caminhando 1.609 km de Glasgow (Escócia) a Munique (Alemanha). Sua missão, assim, era arrecadar dinheiro para a instituição de caridade de saúde mental “Brothers in Arms”.
A gigantesca jornada de 37 dias de Ferguson o levou pela Escócia, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e finalmente Alemanha, onde assistiu ao jogo de abertura dos escoceses contra os anfitriões. No total, ele arrecadou mais de 78 mil libras (cerca de R$ 593.500 no câmbio atual) para a instituição de caridade.