Central do Timão
·7 de febrero de 2025
Central do Timão
·7 de febrero de 2025
Na noite desta quinta-feira, 6, o Corinthians voltou a campo pelo Campeonato Paulista. O jogo da vez foi válido pela sétima rodada, e disputado contra o Palmeiras no estádio Allianz Parque, o primeiro Derby de 2025. Após sair atrás no placar logo no início, o Timão foi atrás do empate com Yuri Alberto e contou com Hugo Souza no segundo tempo, que pegou um pênalti de Estêvão, para segurar o resultado e arrancar um ponto do rival.
No primeiro tempo, o Corinthians se viu atrás do placar logo aos oito minutos, após lance de desatenção da defesa. A equipe conseguiu se segurar e, já no fim do primeiro tempo, empatou com Yuri Alberto, após assistência de Memphis. Na segunda etapa, o time da casa não conseguiu transformar a pressão em lances de gol, mesmo com um a mais por mais de meia hora devido à expulsão do camisa 9 alvinegro. A melhor chance veio em um pênalti, no final do jogo, onde Hugo Souza defendeu a cobrança de Estêvão.
Foto: Léo Sguaçabia/Ag.Paulistão
E como fica?
Com o resultado desta quinta-feira, o Timão chega aos 19 pontos conquistados em oito jogos, mantendo tanto a liderança no Grupo A quanto na classificação geral. No Grupo A, a vantagem é de quatro pontos, com o Timão tendo um jogo a mais que o Mirassol. Na classificação geral, a vantagem é de três pontos, com o Alvinegro tendo um jogo a mais que o São Bernardo.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians retornará aos gramados no próximo domingo, 9, às 20h30, para enfrentar o São Bernardo, na volta do Timão à Neo Química Arena após dois jogos. A partida será válida pela oitava rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.
Escalação do Corinthians
O técnico Ramón Díaz seguiu sem poder contar com o goleiro Felipe Longo e o meio-campista Breno Bidon, que estão com a Seleção Brasileira Sub-20, o zagueiro Gustavo Henrique e o volante Maycon, que estão em aprimoramento físico, Rodrigo Garro, que está em transição, além de Martínez, que precisou viajar para os EUA para resolver questões relacionadas ao seu visto de trabalho.
Diante disso, o Corinthians iniciou a partida com: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Hugo; Raniele, Alex Santana, Carrillo e Igor Coronado; Yuri Alberto e Memphis.
Já o banco de reservas contou com os seguintes atletas: Matheus Donelli, Félix Torres, Matheus Bidu, Léo Mana, Charles, Pedro Raul, Héctor Hernández, Ryan, João Pedro Tchoca, Talles Magno, Romero e Giovane.
Escalação do Palmeiras
O time da casa foi escalado pelo técnico Abel Ferreira com: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo, Kayke Naves, Piquerez, Richard Ríos, Raphael Veiga, Estevão, Facundo Torres e Maurício.
Arbitragem
O dono do apito foi Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro. Já o VAR ficou por conta de Daiane Muniz.
Primeiro tempo
O time da casa procurou usar o fator casa a seu favor no início de jogo, ficando no campo de ataque e tentando pressionar o Corinthians. Piquerez buscou acionar os atacantes rivais na área, mas as tentativas aos dois e três minutos não surtiram efeito.
Aos seis, foi a vez de Estêvão arriscar após receber passe pelo meio, mas o chute saiu para fora, sem direção. Poucos minutos depois, aos dez, saiu o primeiro gol dos mandantes, quando Piquerez lançou Maurício, que chutou de primeira e venceu Hugo Souza. O VAR analisou o lance e confirmou o tento.
O Timão tentou a reação imediata aos 12, após Yuri Alberto conquistar escanteio no ataque. Memphis cobrou, fazendo uma jogada ensaiada com Coronado, mas o lance acabou parado pela defesa adversária.
Os minutos seguintes foram de pressão sofrida pelo Corinthians: aos 16 Hugo Souza defendeu finalização de fora da área, aos 17 Piquerez teve oportunidade em rebote da defesa alvinegra, com seu chute saindo rente à trave alvinegra, e aos 22 Facundo Torres recebeu boa bola na área, mas acabou desarmado por Raniele na hora certa para evitar a finalização.
O jogo ficou bastante aberto, com as equipes trocando lances de ataque. Aos 25, o Corinthians teve sua melhor chance na partida até então, quando Memphis lançou Yuri Alberto, que em chute forte obrigou Weverton a fazer boa defesa. Nos lances seguintes, foi a vez de Hugo Souza aparecer: aos 27 impediu o gol de Estêvão, e aos 32 defendeu cobrança de falta de Richard Rios.
Aos 38, novo bom momento do Corinthians. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para André Ramalho, que finalizou com precisão e obrigou Weverton a praticar um milagre para evitar o empate alvinegro na partida.
Primeiro gol do Corinthians: aos 44, após uma leve pressão palmeirense, porém, saiu enfim o gol do Timão! Memphis roubou a bola de Richard Ríos no campo de ataque e lançou Yuri Alberto, que invadiu a área e chutou cruzado, para igualar o placar no Allianz Parque!
Após dois minutos de acréscimos, o árbitro encerrou o primeiro tempo, com o placar igualado no Derby.
Segundo tempo
O técnico Ramón Díaz promoveu uma alteração no Corinthians no intervalo: a entrada do zagueiro João Pedro Tchoca no lugar de Alex Santana.
A segunda etapa começou como terminou a primeira, com os times alternando lances de ataque, mas sem muita efetividade: Raphael Veiga arriscou chute aos dois minutos por cima do gol de Hugo Souza, e Coronado buscou Yuri Alberto na área no lance seguinte, mas o camisa 9 não achou espaço para finalizar.
Após alguma pressão do time da casa, porém, coube ao Timão o primeiro chute no gol no segundo tempo, aos 11, em cobrança de falta de Memphis que Weverton defendeu. O Palmeiras respondeu aos 14, em nova tentativa de Veiga, que Hugo conseguiu agarrar.
Aos 15 minutos, o Corinthians realizou sua segunda troca, quando Matheus Bidu entrou no jogo no lugar de Hugo. No minuto seguinte, Yuri Alberto acabou expulso após levar o segundo cartão amarelo na partida por simulação – o primeiro foi recebido na comemoração de seu gol no primeiro tempo.
O Palmeiras se lançou ao ataque para tentar aproveitar a superioridade numérica, mas não conseguia concretizar as chegadas em chances de gol. Para tentar ajustar a equipe, Ramón fez mais duas mudanças no Corinthians aos 23 minutos: Ryan e Talles Magno nos lugares de Carrillo e Coronado.
A primeira grande chance dos mandantes acabou acontecendo aos 31 minutos, quando o time alçou a bola na área corinthiana e Mayke cabeceou na trave – no rebote, Estêvão chutou para fora.
A pressão do time da casa continuava, mas o Corinthians conseguia se segurar e evitar que a bola chegasse com perigo na meta alvinegra. Aos 37, após Raniele sentir, a última alteração foi feita, com a entrada de Charles em seu lugar.
Já aos 41, o Palmeiras reclamou pênalti em lance com André Ramalho na área, mas após análise do VAR nada foi marcado. Dois minutos depois, porém, o árbitro viu um choque entre Charles e Estêvão na área e acabou anotando a penalidade. O próprio jovem do time da casa cobrou e Hugo Souza defendeu com as pernas, mantendo o empate!
O rival sentiu a perda do pênalti e não conseguiu imprimir a pressão de antes nos acréscimos, e aos 51 minutos o jogo foi encerrado, com o placar anotando 1 x 1 no primeiro Derby de 2025.
Veja mais: