Zerozero
·25 janvier 2025
Zerozero
·25 janvier 2025
O Cruz Azul diz que não, o FC Porto diz que sim e Martín Anselmi está no centro da discussão. O treinador argentino, de 39 anos, já está na Invicta para formalizar a mudança para os azuis e brancos, mas o clube mexicano está a dificultar a conclusão do negócio e a remeter para uma cláusula de rescisão que os dragões acreditam não se aplicar.
O zerozero apurou todos os detalhes de uma negociação que, esperam os dirigentes portistas, chegue ao fim em breve e com sucesso do ponto de vista do clube português. Vamos dar-lhe conta de toda a cronologia desde o momento em que a direção do FC Porto decidiu que Martín Anselmi era o nome ideal para suceder a Vítor Bruno, que não resistiu a mais um dissabor na visita a Barcelos.
É importante ressalvar que o nome de Martín Anselmi já estava no radar de André Villas-Boas e dos homens fortes do futebol azul e branco, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, há muitos meses. Juntamente com o nome do argentino estariam outros, um procedimento normal num clube que se pretende pronto para reagir rapidamente a uma adversidade como a saída do atual treinador.
Vítor Bruno foi demitido do cargo na madrugada de segunda-feira, depois do desaire na visita ao Gil Vicente. Ainda na segunda-feira, de acordo com o que o nosso portal conseguiu apurar, o FC Porto estabeleceu o primeiro contacto formal com o Cruz Azul em relação ao treinador Martín Anselmi.
Os dragões propuseram o pagamento da cláusula de rescisão - três milhões de euros - em duas tranches, algo que foi prontamente rejeitado pelos mexicanos. Aqui entra a fase da negociação e que levou a uma contra-proposta portista: os mesmos três milhões de euros, mas num pagamento a pronto. Esta segunda oferta foi aceite pelo Cruz Azul, com conhecimento do presidente Víctor Velazquez, e existe documentação oficial que comprova isso mesmo, documentação essa que deixa o FC Porto tranquilo no caso de tudo acabar na lupa da FIFA.
O ponto de viragem e que leva ao impasse atual prende-se com o facto de a saída de Anselmi ter sido avançada pela imprensa local, pouco depois de o Cruz Azul ter aceite a proposta do FC Porto. A partir do momento em que a notícia chegou ao conhecimento público, os mexicanos mudaram as regras do jogo e passaram a apontar para os tais cinco milhões de euros, a outra cláusula que não se aplica aos «clubes de elite».
Sabe o nosso portal que a tal cláusula que está prevista no contrato de Anselmi com o Cruz Azul é bastante ambígua, no sentido em que não estão devidamente esclarecidos os clubes que integram a lista de elite para os quais a cláusula é de três milhões de euros. O FC Porto acredita que integra essa lista, o Cruz Azul diz que não.
A notícia da saída de Martín Anselmi para Portugal gerou, desde logo, uma forte onda de contestação por parte dos hinchas do Cruz Azul, no México. Segundo nos foi possível apurar, os dragões acreditam que a repentina mudança de postura do Cruz Azul em todo o processo estará relacionada com as reações adversas dos adeptos.
Falta ainda especificar a questão da viagem, isto porque Anselmi já se encontra na Invicta e deve assistir ao FC Porto - Santa Clara, este domingo. Na hora de viajar para Portugal, o treinador argentino falou à comunicação social e disse ter sido informado de que existia acordo, algo que o Cruz Azul agora nega. É importante esclarecer: Anselmi recebeu a indicação do FC Porto para viajar depois de os azuis e brancos terem recebido a comunicação oficial do Cruz Azul a aceitar a proposta de três milhões de euros a pronto, pelo que esta situação não era expectável pelo técnico.
Esta não é a primeira vez que Martín Anselmi se vê numa situação do género. De acordo com a imprensa mexicana, o Cruz Azul também entrou numa negociação do género quando recrutou o técnico ao Independiente del Valle, negociando diretamente com o treinador e só depois com o clube equatoriano. À data, os mexicanos conseguiram que a cláusula de 750 mil dólares baixasse para os 250.
Os detalhes não estão totalmente explícitos no contrato de Anselmi e, por isso, o FC Porto aponta para os três milhões de euros, valor que já tinha sido aceite pelo Cruz Azul. Vale a pena ainda ressalvar que o FC Porto mantém a intenção, com total confiança, de apresentar o sucessor de Vítor Bruno na segunda-feira e que este se sente no banco de suplentes já na quinta-feira, no decisivo encontro frente ao Maccabi Tel Aviv.
Direct