Clube Atlético Mineiro
·30 avril 2025
Atlético promove encontro sobre Psicologia e Saúde Mental no Esporte

Clube Atlético Mineiro
·30 avril 2025
Na manhã desta quarta-feira (30), a Arena MRV foi palco da segunda edição do “Por Dentro do Galo”, encontro mensal promovido pelo Atlético para aproximar profissionais do Clube da imprensa e da torcida. O tema deste mês foi Psicologia e Saúde Mental no Esporte, com participação da psicóloga do futebol profissional, Michelle Rios, e da assistente social do Clube, Neila Bittencourt.
O evento destacou a importância do cuidado psicológico no ambiente esportivo de alto rendimento, abordando os desafios emocionais enfrentados pelos atletas e o suporte oferecido pelo Clube a eles e seus familiares.
Segundo Michelle, a atuação da psicologia no futebol profissional do Galo segue uma matriz estruturada que inclui acolhimento, avaliação de estresse e humor, atendimentos individuais e acompanhamento de atletas lesionados, dentre outros. Ela se disse satisfeita com o encontro
“Esse trabalho foi muito importante para que as pessoas conheçam o que existe dentro do Atlético no dia a dia, que percebam que o atleta não é só rendimento. Ele passa por um acolhimento, trabalho de psicoeducação, atendimento, não só da área de Psicologia, mas de outras áreas também”, disse.
Neila Bittencourt, por sua vez, destacou o papel fundamental da assistência social na vida dos atletas, nos atendimentos sociais, no planejamento e execução de projetos que visam melhorar adaptabilidade e bem-estar social do atleta e seus familiares durante o tempo em que estiverem no Clube. Ela também destacou essa ação de levar departamentos do Clube ao conhecimento da mídia e da torcida.
“Apresentar os setores para os jornalistas e para a Massa, dentre eles o Departamento Psicossocial é de extrema importância, pois é uma forma de perceberem os bastidores e o que se passa fora dos 90 minutos”, finalizou.
O Atlético reforçou que enxerga a saúde física e emocional como pré-requisito para o bom desempenho esportivo. O Clube reconhece a existência de desafios, como o estigma em torno da psicologia no esporte, a falta de informação e a adesão aos tratamentos, mas ressalta o compromisso contínuo do Departamento de Saúde Mental e Performance em quebrar esses paradigmas com excelência.
Fotos: Paulo Henrique França/Galo