Fala Galo
·1 avril 2025
Cienciano x Atlético: tudo sobre a estreia alvinegra na Sul-Americana

Fala Galo
·1 avril 2025
Por: Thiago Florêncio
O Atlético inicia sua caminhada na Conmebol Sul-Americana nesta terça-feira (1), enfrentando o Cienciano no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), e o Galo busca um resultado positivo fora de casa, apesar das dificuldades que a altitude de quase 3.400 metros pode impor.
A equipe mineira chega para o confronto após ser derrotada pelo Grêmio por 2 a 1, no último sábado (29), na abertura do Brasileirão. No entanto, o time de Cuca vive um bom momento na temporada e espera se recuperar rapidamente na estreia da competição continental.
O elenco atleticano viajou diretamente de Porto Alegre para Lima e, de lá, seguiu para Cusco. O desgaste da sequência de jogos e a adaptação à altitude de quase 3.400 metros são preocupações para a comissão técnica.
A delegação realizou um único treinamento nesta segunda-feira (31), no Complejo Dorado, do Cusco FC. A atividade não teve a presença da imprensa.
O Cienciano, comandado por Cristian Díaz, aposta na altitude como um de seus principais trunfos. A equipe ocupa somente a 14ª posição no Campeonato Peruano, somando cinco pontos em cinco jogos, mas vem embalada por três partidas sem derrotas.
Taticamente, o time peruano utiliza uma marcação intensa no meio-campo e aposta em jogadas de bola aérea e transições rápidas, mas que em muitas ocasiões não tem funcionado. Entre os destaques da equipe estão o meia Christian Cueva, com passagens por Santos e São Paulo, e o atacante Carlos Garcés, artilheiro do time na temporada.
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Cuello, Hulk e Rony. Técnico: Cuca.
Cienciano: Bolado; Ortíz, Galeano, Estrada e Arias; Benites, Gómez, Ramúa e Romagnoli; Gentile e Garcés. Técnico: Cristian Díaz.
A arbitragem ficará a cargo do argentino, Leandro Rey, que terá como seus assistentes, Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG). Já o comando do VAR será de Hector Paletta (ARG).
A partida será transmitida ao vivo pela ESPN Brasil e pela plataforma de streaming Disney+. O duelo começa às 21h30 (horário de Brasília).
Direct