AVANTE MEU TRICOLOR
·3 décembre 2024
AVANTE MEU TRICOLOR
·3 décembre 2024
Treinador conquistou seu primeiro título com a base do Tricolor (Foto: Staff Images/CBF)
MARCIO MONTEIRO
Quem acompanhava o time sub-20 do São Paulo até a metade do ano, jamais imaginaria que a temporada iria terminar com um título nacional sobre uma das maiores potências atuais na base, o Palmeiras.
Os primeiros meses de 2024 foram terríveis. No início do ano, uma campanha fraca na Copinha e eliminação precoce antes das fases finais. Depois, um péssimo início de Campeonato Brasileiro da categoria, onde o Tricolor amargou a lanterna nas primeiras rodadas.
Até que no fim do mês de maio, o São Paulo resolveu fazer uma reformulação total entre os comandos do time de base. Menta, que dirigia a equipe de juniores, trocou de lugar com Allan Barcellos, comandante até então do sub-17.
Assim, Barcellos assumiu o São Paulo sub-20, enquanto Menta desceu para a categoria de jovens até 17 anos.
Logo na estreia de Allan Barcellos poucos dias depois da mudança de cargos, mais uma derrota são-paulina no Brasileiro, para o Bahia. O resultado adverso de 3 a 2, no entanto, já mostrou um Tricolor diferente e mais aguerrido.
Esta foi uma das únicas três derrotas de Barcellos à frente do sub-20 até o final da temporada. O técnico mudou a cara do time e fez o São Paulo subir nas tabelas.
Barcellos recebeu o apoio do argentino Zubeldía antes da decisão no Morumbi (Foto: Miguel Schincariol/SPFC)
Em 37 jogos no comando, o treinador obteve 25 vitórias, nove derrotas e somente três empates, com 76% de aproveitamento dos pontos ganhos, números espetaculares.
Foram 112 gols marcados e 43 sofridos, em temporada coroada com o tetracampeonato da Copa do Brasil, além do vice conquistado no Campeonato Paulista também neste final de ano.
“A gente precisa entender a rota. Eu me pressionava muito para entender o último passo, o porquê de a gente não ter a conquista, a gente não consegue controlar, consegue se aproximar dela. Mas é satisfatório trabalhar no São Paulo, numa geração tão talentosa, agradeço todo mundo pelo trabalho feito em Cotia, ao trabalho da comissão anterior (Menta). Terminar uma temporada dessa forma é muita emoção. Quero ligar para os meus sobrinhos e comemorar com eles muito quando eu chegar em Porto Alegre”, falou o treinador gaúcho nos corredores do Morumbi após sua primeira conquista no clube.
Barcellos também sempre gostou de ressaltar a rotatividade dentro do elenco sem perder a qualidade. Claro que alguns nomes de mais destaque, como Ryan Francisco, Ferreira e Alves, jogaram a maior parte dos jogos, mas normalmente também são substituídos nas partidas.
A conquista da Copa do Brasil sub-20 sobre o rival Palmeiras fez o São Paulo chegar ao seu 89ª título da base desde a inauguração do CT de Cotia, há 19 anos.
Ou seja, na média, desde que abriu o seu centro formador de atletas, o Tricolor acumula uma média de cinco taças por ano nas competições de base.