De criativo a trabalhador: Fábio Vieira desenvolve aptidões defensivas e assume o papel de operário | OneFootball

De criativo a trabalhador: Fábio Vieira desenvolve aptidões defensivas e assume o papel de operário | OneFootball

Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·15 avril 2025

De criativo a trabalhador: Fábio Vieira desenvolve aptidões defensivas e assume o papel de operário

Image de l'article :De criativo a trabalhador: Fábio Vieira desenvolve aptidões defensivas e assume o papel de operário

Fábio Vieira destacou-se no FC Porto sob a orientação de Sérgio Conceição na temporada 2021/22, evidenciando a sua criatividade e habilidade técnica na construção de jogadas. Estas qualidades foram determinantes para a sua transferência para o Arsenal, uma equipa com uma forte orientação ofensiva, no final dessa época.

Após o seu regresso aos dragões nesta temporada, Fábio Vieira parece estar a adotar um novo papel, especialmente com a entrada de Martín Anselmi como treinador.


Vidéos OneFootball


Com a implementação de um novo esquema tático pelo técnico argentino, o número ’10’ do FC Porto parece estar a desempenhar funções que, habitualmente, não estão associadas ao seu número.

Fábio Vieira tem-se posicionado mais recuado no campo, uma zona que ocupou durante grande parte da sua formação, demonstrando um foco mais acentuado na luta pelo meio-campo.

Um exemplo claro dessa mudança são os dados da sua performance na partida contra o Casa Pia, onde o jogador alcançou novos máximos na temporada em termos de duelos ganhos e recuperações de bola.

Frente aos ‘gansos’, o médio do Porto alcançou nove recuperações de bola, sendo que oito delas ocorreram no meio-campo ofensivo, e venceu cinco de nove duelos em que participou.

Além disso, Fábio Vieira realizou três desarmes, o que o torna o jogador do Porto com o melhor desempenho nestas áreas do jogo, apenas superado por Eustáquio no que diz respeito a recuperações.

Um indicativo do seu maior foco defensivo é que estes números superam a média que o jogador tem mantido ao longo da época nestas mesmas categorias.

Na verdade, o total de recuperações contra o Casa Pia foi quase o dobro da média da temporada (5,3), o que também se aplica aos duelos defensivos (4,81) e aos duelos ganhos (2,9).

À propos de Publisher