OneFootball
·16 avril 2025
OneFootball
·16 avril 2025
Este artigo foi traduzido para o portuguĂȘs por inteligĂȘncia artificial. VocĂȘ pode ler a versĂŁo original em đŽó §ó ąó „ó źó §ó ż neste link.
Um erro do goleiro no fim do jogo, na primeira partida eliminatória de uma competição europeia, custa caro ao Manchester United.
Antes do segundo jogo, o tĂ©cnico faz uma grande mudança â uma troca no gol. Isso faz pouca diferença. O United Ă© eliminado.
Pare, caso isso esteja começando a soar preocupantemente familiar. Existem algumas diferenças entre 2005 e 2025, Ă© claro â em competição, contexto e personagens.
Em 2005, que foi o ano mais sombrio da era de glĂłrias de Sir Alex Ferguson â apenas semanas antes da aquisição pelos Glazers â o United ficou em terceiro na Premier League e foi eliminado da Champions League nas oitavas de final pela segunda temporada consecutiva. Isso foi visto, corretamente, como um fracasso.
Agora, o United estĂĄ apenas desesperado para estar na principal competição da Europa por uma mirĂade de razĂ”es â para salvar de alguma forma uma campanha desastrosa, para dar inĂcio Ă era Ruben Amorim, e para aumentar seu orçamento antes de mais um grande verĂŁo em Old Trafford.
Em termos de personagens, para Roy Carroll e Tim Howard em 2005, veja André Onana e Altay Bayındır em 2025.
Fergie teve notĂłrias dificuldades para substituir Peter Schmeichel apĂłs sua saĂda em 1999, passando por uma coleção de goleiros antes de apostar no irlandĂȘs do norte e no americano como dupla em 2003.
Howard era o titular, e impressionou imediatamente, fazendo parte da Equipe do Ano da PFA (Associação de Jogadores Profissionais, em tradução livre), mas sua carreira no United nunca se recuperou de um erro no Ășltimo minuto nas oitavas de final contra o Porto que eliminou o United da Europa, e viu JosĂ© Mourinho correr famosamente pela lateral do campo.
Um ano depois, na mesma fase, Carroll estava no gol para um confronto de alto nĂvel com o Milan, mas sofreu um destino semelhante, deixando escapar um chute de longa distĂąncia bem na frente de HernĂĄn Crespo, que marcou. Howard voltou para o segundo jogo, mas o United perdeu novamente por 1-0 e foi eliminado.
đž Alex Livesey - 2005 Getty Images
A temporada de estreia de Onana no ano passado foi, para dizer o mĂnimo, instĂĄvel, mas foi na Europa onde a etiqueta de "goleiro duvidoso" foi anexada. O camaronĂȘs, que tinha pedigree da Champions League com Ajax e Inter, cometeu uma sĂ©rie de erros chocantes enquanto Erik ten Hag presidia um desastroso Ășltimo lugar na fase de grupos.
Em Lyon na semana passada, Nemanja MatiÄ teve a Ășltima risada quando Onana, de novo, falhou, entregando os dois gols em um caĂłtico empate por 2-2. Ele foi "poupado" para a goleada em Newcastle, com o assalto Ă sua esposa apenas adicionando a uma semana muito difĂcil para o goleiro. Bayındır sĂł aumentou a incerteza com um erro prĂłprio em uma estreia amarga na Premier League.
Com tanto em jogo em Old Trafford na quinta-feira, a escolha de Amorim no gol pode ser absolutamente crucial para o resultado da partida de quartas de final.
Quanto ao longo prazo, como Howard ou Carroll, Onana e Bayındır nĂŁo parecem estar Ă altura de um dos trabalhos mais difĂceis do futebol inglĂȘs. Diferentemente de 2005, porĂ©m, nĂŁo hĂĄ mĂŁos seguras Ăłbvias como Edwin van der Sar Ă espera nos bastidores.
đž Michael Steele - 2025 Getty Images