Leonino
·11 janvier 2025
Leonino
·11 janvier 2025
, médio de apenas 18 anos, está prestes a enfrentar o seu segundo dérbi em poucos dias, assumindo um papel determinante para suprir a ausência de Morita. Por sua vez, Maxi Araújo, lateral uruguaio, está preparado para ocupar a vaga deixada por Matheus Reis no corredor esquerdo. A principal novidade no plantel do Sporting é o regresso de Marcus Edwards, que foi convocado após recuperar de uma síndrome gripal.
A onda de lesões tem sido uma constante para o Sporting nesta temporada, com ausências de jogadores como Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e agora Morita. Esta situação tem exigido soluções criativas do treinador Rui Borges, que aposta na juventude para superar as limitações. João Simões, com apenas 18 anos, é um exemplo claro desta política.
No sector defensivo, haverá várias alterações. Eduardo Quaresma regressará ao corredor direito, substituindo Fresneda, que está de saída para o futebol italiano. No lado oposto, Maxi Araújo será adaptado à posição de lateral-esquerdo na ausência de Matheus Reis. Já no eixo central, Diomande e St. Juste mantêm-se como dupla de confiança. No meio-campo, João Simões e Hjulmand reforçam o miolo, enquanto nas alas Geny Catamo e Quenda assumem os papéis ofensivos habituais.
A frente de ataque não sofre alterações, com Trincão e Gyökeres a formarem a dupla ofensiva. Apesar do desgaste acumulado, Trincão mantém a titularidade, oferecendo suporte ao avançado sueco. Geny Catamo, que já se destacou em confrontos com o Benfica ao marcar três golos, e Quenda, habitual assistente de Gyökeres, completam um setor ofensivo recheado de talento.
O regresso de Marcus Edwards traz mais opções ao banco de suplentes, após o extremo inglês recuperar da síndrome gripal que o afastou do clássico com o Porto. Outra novidade nos convocados é Alexandre Brito, médio de 19 anos, que foi chamado aos trabalhos da equipa principal.