DomíniodeBola
·12 mai 2025
Estádio da Luz arrisca interdição após invasão. Saiba quem é o adepto invasor

DomíniodeBola
·12 mai 2025
O dérbi entre Benfica e Sporting, disputado no Estádio da Luz e que terminou com empate a uma bola, ficou marcado por um episódio grave: um adepto invadiu o relvado após o apito final e dirigiu-se de forma ameaçadora à equipa de arbitragem, tendo inclusive tentado agredir o 4.º árbitro, Gustavo Correia.
De acordo com o Artigo 174.º do Regulamento Disciplinar da Liga Portugal, o clube organizador do jogo — neste caso, o Benfica — incorre numa pena entre um e três jogos de interdição de recinto desportivo e uma multa que pode oscilar entre os 10.200 e os 20.400 euros, caso se confirme o enquadramento da infração como ameaça à integridade física de agentes desportivos.
Apesar disso, não existe ainda consenso quanto à tipificação exata do incidente, que poderá influenciar o grau do castigo a aplicar.
Os árbitros João Pinheiro e Gustavo Correia apresentaram uma queixa formal à Polícia de Segurança Pública (PSP) por ameaças à integridade física. A polícia já confirmou que está “em vias de identificar formalmente” o responsável pela invasão, que foi retirado do relvado por elementos da segurança.
Segundo o jornal Record, o adepto chama-se Alfredo Beirão, é natural de Freixianda (Ourém), empresário do ramo da construção civil e presença habitual no Estádio da Luz, com lugar cativo na bancada Emirates. Frustrado com o resultado do dérbi, saiu disparado da bancada em direção ao quarteto de arbitragem, proferindo ameaças que motivaram a queixa-crime.
O episódio foi controlado com a intervenção de jogadores do Benfica, nomeadamente Orkun Kökçü, que tentou acalmar o adepto. Após o incidente, Alfredo Beirão abandonou o recinto de forma discreta e sem ser devidamente identificado na altura.
A Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol já estão a analisar o incidente. É expectável que sejam abertos processos disciplinares ao Benfica nos próximos dias, que poderão agravar a posição do clube caso se comprove negligência nas medidas de segurança.
Direct