MundoBola Flamengo
·1 mai 2025
Eugênio Leal enxerga crescimento de Allan no Flamengo e ressalta ajuda de Filipe Luís

MundoBola Flamengo
·1 mai 2025
Antes alvo de críticas duras da Nação Rubro-Negra, principalmente pelo alto investimento de R$ 35 milhões, Allan começa a mudar sua história no Flamengo. E, segundo o jornalista Eugênio Leal, esse crescimento tem um mentor claro: Filipe Luís.
Eugenio Leal destacou justamente essa evolução de Allan, avaliando que de fato o jogador não conseguiu se aproximar daquilo que foi no Atlético-MG, mas dá sinais de melhora.
"Queria falar do Allan, muito criticado porque não conseguiu no Flamengo, até pouco tempo atrás, se aproximar do que foi o Allan do Atlético-MG, que foi um grande jogador no Atlético-MG. Mas dá sinais de que tem melhorado", analisou Eugenio.
A análise de Eugênio retrata o sentimento geral da torcida: expectativa alta frustrada por atuações abaixo da média, mas que, aos poucos, começa a se transformar em esperança.
"Legal, né? Ainda não é o jogador que muita gente esperava e tal, mas ele tem entrado com mais regularidade e quando entra ele está conseguindo ter decisões corretas, ter um pouco mais de intensidade. Acho que o trabalho do Filipe Luís pode ajudar a resgatar o Allan, que provavelmente será titular hoje", disse.
Allan chegou ao Flamengo em 2023 por R$ 41 milhões, após se destacar como um dos melhores volantes do Brasil no título do Atlético-MG.
Com o Manto, não conseguiu ser o mesmo jogador que foi no Atlético, se mostrando sempre sonolento nas partidas, cometendo erros cruciais tanto ofensivos como defensivos, sendo um dos principais alvos de crítica da Nação desde então.
Em 2025, com Filipe Luís gerindo o elenco a sua maneira, Allan evoluiu e começou a dar sinais de evolução.
Os números comprovam a evolução: em 2025, Allan tem 92% de precisão nos passes, contra 88% em 2024, segundo dados do Sofascore. Do mesmo modo, o número de interceptações e bloqueios chamam a atenção:
Ainda durante o Carioca, após uma ótima exibição de Allan em um clássico contra o Botafogo, vencido pelo Mais Querido por 1 a 0, Filipe Luís elogiou o volante e chamou atenção para a vontade do jogador em mostrar seu melhor futebol.
"O Allan estava sem uma sequência desde o ano passado. Ele correu, se dedicou e fez tudo que pedi. É um jogador que dá para ver no olho que ele quer dar a volta por cima. A gente vê no treino que ele faz. Quando o jogador quer, ninguém segura", destacou Filipe Luís.
Além disso, se mostra chave para melhoria do atleta quando, ainda nesta coletiva, projetou o que atualmente, de fato, tem feito: elevado a minutagem do volante diante suas boas atuações.
"O que aconteceu com o Allan? Ele, sozinho, voltou com o olho brilhando. Atitude, vontade de aprender, fazer o que o treinador pede. É mérito todo dele. Ele está falando no campo. Obviamente que os minutos dele vão aumentar", analisou.
Contra o Botafogo-PB, nesta quinta (1º), Allan deve fazer sua sexta partida começando como titular, junto de um time alternativo que Filipe Luís mandará a campo visando um controle de minutagem dos principais jogadores.